Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 3 de maio de 2012

AINDA A QUESTÃO DO PINGO DOCE

           A FACE ODIOSA DO CAPITALISMO 

ANÁLISE LATERAL DE ACONTECIMENTOS, QUE SÃO UM VERDADEIRO ESCÂNDALO

Uma poderosa arma do capitalismo… COMPRAR PESSOAS.
Sempre ouvimos dizer que todos têm um preço, mas penso que há quem afirme convictamente que não se vende.
Mas atenção!!! Se para muitos o carácter e a moral não tem preço, para uma imensa maioria estes valores são relativos.
A tradicional prepotência económica e financeira das classes dominantes e a pedagogia da humildade e caridade, preconizadas como virtudes fundamentais pelas religiões, criaram um caldo de cultura, que não poderiam dar outro resultado, senão a submissa resignação e sistemática moderação dos mais fracos.
A rápida evolução da Sociedade, nomeadamente no aspecto cultural, técnico e científico, tem alterado aceleradamente a consciência cívica das populações e feito germinar novas potencialidades, para uma alteração global da situação.
Daí o Sistema Capitalista e nomeadamente os bancos e os banqueiros como seus principais agentes, estarem a sentir sérias dificuldades, em continuar a absurda exploração, a que estão habituados desde sempre.
Hoje é fácil perceber que é irracional os banqueiros poderem investir e explorar negócios, com a ridícula percentagem de 8 ou 9% de capitais próprios, com aval e protecção do Estado para assim conseguir obter lucros obscenos.
Nos Estados Unidos sede do mais despótico sistema bancário, os privados têm o poder de imprimir os dólares que lhes convier, sob o artifício de constituírem a Reserva Federal, o Banco Central Americano, fazendo o mundo inteiro pagar os seus desmandos e alimentando a sua despótica elite financeira, principal culpada da crise que assola o mundo.
O que ainda vai surpreendendo é a grande parte da humanidade apesar de já ter percebido o ardil, não resiste à tentação de continuar a beber esse veneno.
O culto do consumismo nas sociedades modernas, onde o dinheiro fala mais alto, não explica tudo, mas é um factor determinante nos dias de hoje.
É isso que torna muito difícil conceber pessoas sejam compráveis, embora politica e cívicamente estejam engajadas numa sociedade que teoricamente querem mais justa, solidária e democrática.
Neste universo pequenino que é Portugal, um dos “comilões” capitalistas, que sabem perfeitamente como levar a água ao seu moinho, que é como quem diz comprar e explorar o próximo ao máximo, chama-se Alexandre Soares dos Santos e é “chairman” da Jerónimo Martins donos da cadeia de supermercados “Pingo Doce”.
Este homem numa obscena demonstração da arrogância capitalista, chegou ao descaramento de ordenar que nas suas empresas de venda a retalho, fosse feito um desconto de 50%, para sabotar a adesão popular ao 1º de Maio.
Consideramos este escarro que ele deitou ao 1º de Maio e por arrasto ao 25 de Abril, são uma verdadeira humilhação para o povo português em geral e para Portugal em particular.
Que o governo aceite, não me admira. Foram feitos para isso.
Tenho a certeza é que o Partido Comunista Português, não vai deixar passar em branco esta vexatória e humilhante afronta.

Sem comentários: