Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SONDAGENS


SONDAGENS…
SÃO SONDAGENS!!!

Sempre nos fez muita confusão, a importância que se dá às sondagens, pela simples razão que na maior parte das vezes, são utilizadas como elemento manipulador da opinião pública.
O exemplo de uma sondagem da Marktest que nos foi enviado por um amigo, justifica perfeitamente o seu lúcido comentário: 
Sondagens, são sondagens.​..mas algumas sabem melhor que outras! 
De facto esta sondagem, fazendo subir bastante a preferência dos eleitores sobre a CDU, só tem uma originalidade, a que não estamos habituados.
Normalmente, ou fazem-na descer, ou mantêm-na em limites irracionais.
Deixo à consideração de quem nos lê, o exemplo desta sondagem da Marktest relativa a Setembro, em comparação com uma outra feita pela Eurosondagem para o Expresso e a SIC, relativa ao mês de Outubro.
Começa assim a sondagem da Marktest:

CDU cresce nas intenções de voto 
Os resultados de Setembro doBarómetro Político da Marktest dão ao PS a manutenção da liderança das intenções de voto dos portugueses, mas a CDU é a força política que mais cresce face ao mês anterior.
De acordo com os dados obtidos pelo Barómetro Político da Marktest de Outubro, o PS mantém a liderança em termos de intenção de voto para as eleições legislativas, alcançando neste mês 35.8%, o que significou uma descida de 0.8 pontos percentuais relativamente a Setembro.
O PSD foi segundo, com uma intenção de voto de 26.2%, menos 2.3 pontos percentuais do que no mês anterior, o que equivaleu à maior descida mensal entre as forças em análise.
Foi seguido da coligação CDU, com 16.6%, crescendo 5.1 pontos percentuais relativamente ao mês anterior. Este valor é ainda o mais elevado para esta coligação desde que acompanhamos regularmente este indicador (Julho de 2007).
O Bloco de Esquerda baixou para os 5.5%, menos 1.8 ponos percentuais do que em Setembro, cabendo 2.3% das intenções de voto ao CDS-PP , que também baixou 0.2 pontos percentuais face ao mês transacto. A estimativa de votos em Branco/Outros é de 13.6%.
 Diz o título da Euro Sondagem para o para o Expresso e a SIC, em 11 de outubro de 2013:


Sondagem: partidos do Governo sobem

O inquérito da Eurosondagem para o Expresso e a SIC relativo ao mês de outubro revela um crescimento de PSD e CDS/PP nas intenções de voto
O CDS, de Paulo Portas, é o partido com maior subida nas intenções de voto na sondagem deste mês, com um crescimento de 2,1%. O PSD, de Passos Coelho, cresce quatro décimas de ponto. 
As duas forças da coligação de Governo são as únicas a registar uma subida.
As três forças de oposição, PS, PCP e Bloco de Esquerda, não conseguem evitar uma descida das intenções de voto.
Refira-se que o trabalho de campo desta sondagem foi feito a seguir à realização das eleições autárquicas que ditaram uma vitória clara do PS e uma derrota para o PSD.
Em relação à popularidade dos líderes políticos e instituições, este mês assiste-se a uma subida generalizada, com excepções para o primeiro-ministro, para o Governo e para os dois co-líderes do Bloco de Esquerda

EVOLUÇÃO DAS SONDAGENS
Já agora e pedindo desculpa de estarmos a fazer perder tempo, só a título de curiosidade, vejamos qual é a evolução descrita pela Marktest
e pela Eurosondagem durante um ano.

Para aumentar clique sobre a imagem

                                             MARKTEST
                                         EUROSONDAGEM


ESTÁ A VER PORQUE PEDIMOS DESCULPA DE ESTAR A FAZER PERDER TEMPO???
É QUE DE FACTO AS SONDAGENS .....SÃO SONDAGENS, POR MÚLTIPLAS RAZÕES, ALGUMAS BEM DESONESTAS!!!

Sem comentários: