Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 20 de julho de 2012


UM HOMEM, UM REVOLUCIONÁRIO!!!
              UM COMUNISTA!!!!                
CONSIDERAÇÕES À MARGEM DE UMA MAGNÍFICA METÁFORA PUBLICADA NO BLOGUE “WEHAVEKAOSINTHEGARDEN”

Tenho uma sincera admiração pela imaginação e genial sentido crítico e humorístico do autor do blogue “wehavekaosinthegarden”.
Discordo de alguma “ferroadas” injustas que por vezes tem dado na CGTP e no Partido Comunista Português, opinião que já lhe transmiti por escrito, há algum tempo.
Não deixo de reconhecer o seu imenso talento e sentido de síntese, para glosar verrinosamente aspectos relevantes da nossa política e caricaturar de forma quase sempre hilariante, os seus intervenientes.
A forma subtil, mas sempre persuasivamente inteligente, como aborda os temas e particularmente no que diz respeito ao PCP e à Intersindical CGTP, tem demonstrando no fundo um grande respeito pelas posições do PCP e da Central Sindical, nomeadamente no caso dos seus representantes, como é um exemplo expressivo o sucedido hoje, referente a Jerónimo de Sousa.
A alegoria é feita, recorrendo a uma vigorosa árvore, com fortíssimas raízes arrancadas à terra, numa tensa caminhada, onde a cabeça de Jerónimo de Sousa corporiza essa demanda.
Apoiado numa vara, que neste caso somos levados a supor que simboliza e toma o lugar dos militantes, seus companheiros de luta.
O lado menos positivo do comentário final do autor, resiste com naturalidade ao que possa ser considerado negativo para Jerónimo de Sousa, porque não sendo ele militante comunista, escapa-lhe a dialéctica da vida, quando se luta pela transformação da sociedade e tem de se ter em conta  a dimensão e qualidade dos valores que se defendem e nas realidades objectivas que os comunistas,  revolucionariamente, têm de lutar.
Diz no seu comentário final:
“Coerente no discurso que há anos se repete incessantemente sem atingir nenhum fim. Tão preocupado com a legalidade de tudo o que faz que acaba por não fazer o que podia e devia. Preso ao sistema que ele próprio condena pelo que acaba por viver no seu seio.”
Subentende-se a sua discordância, por não ver da parte do Partido uma atitude, digamos, mais “audaciosa”, mas mesmo assim, entendemos que não releva o respeito que se expressa, na forma impetuosa como representa a árvore e o secretário-geral do PCP, onde ressalta a força e a tenacidade de um homem, caminhando em esfoço, mas com as suas raízes, e o orgulho das suas origens na classe operária, bem assentes na terra.  
Agora atrevo-me a reproduzir o comentário que fiz no Blogue “wehavekaosinthegarden”, relativamente a essa imagem de Jerónimo de Sousa, deixando-o como confirmação do que atrás foi dito e na forma como o autor se expressa diferentemente, relativamente aos outros lideres partidários.
O nosso comentário á imagem, publicado no “wehavekaosinthegarden”,
Para quem como eu, se emocionou por 12 vezes com a peça "As árvores morrem de pé" vistas no Teatro Nacional D. Maria II e algumas na Televisão, com a saudosa e brilhante actriz Palmira Bastos, consideramos genial esta alegoria do blogue “wehavekaosinthegarden”, pelo simbolismo e pela portentosa força que irradia, colocando Jerónimo de Sousa, ligado por fortíssimas raízes à terra.
No fundo não podemos deixar de relacionar essa força, com sua ligação ao povo e aos trabalhadores, numa homenagem aos valores da honra, da verdade e da dignidade, que são o “leit motif” dessa maravilhosa peça de Alexandro Casona .
Não posso deixar de assinalar o pormenor do pau com que Jerónimo de Sousa se apoia, que recorda a cena final da peça, em que a gloriosa Palmira Bastos, impressionante de altiva dignidade, apoiada numa bengala… batendo energicamente com ela no chão, exclamava “As árvores morrem de pé!!!” .
Ao autor, com os meus sinceros parabéns, lembrando o seu comentário final, aconselho-o a compreender que a paciência dos comunistas, é uma virtude revolucionária e dialéctica, que assenta na certeza da razão da sua luta.
A forma como ligou de maneira tão poderosa o homem à terra, provou que sabe bem, a dimensão e as dificuldades da luta que travam os comunistas e que a alternativa é a morte da árvore, ou seja o fim da humanidade.

Como comunista, o meu obrigado!!!


Sem comentários: