Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 20 de junho de 2013


                 RAQUEL VARELA               

              FAZ O RETRATO DE PORTUGAL 
           E MAIS O QUE ADIANTE SE OUVIRÁ
Raquel Varela deu uma entrevista à Antena 1, no Programa da Manhã, a propósito do lançamento do seu último livro "A Segurança Social é Sustentável”.
Teve ocasião de abordar, não só algumas das matérias contidas no seu  livro sobre a situação actual da Segurança Social, como também relativas á crise internacional.
A colaboração com outros autores, permite que o livro faça um extensivo e pormenorizado retrato sociológico de Portugal.
Ficámos satisfeitos, porque sendo ela uma especialista na matéria, defendeu e justificou como saída para a crise internacional que se abateu sobre a humanidade, a necessidade de uma radical alteração das relações de produção e o controle dos meios de produção pelos trabalhadores, em consequência das profundas alterações que se deram no modo de produção capitalista, questão que sempre entendemos ser a única saída para resolver a questão do futuro  dos trabalhadores e sem querer parecer excessivo, da própria  sobrevivência da humanidade.
É um tema que já por várias vezes abordámos neste Blogue, a última das quais no passado dia 23 de Junho, sob o título “PASSOS COELHO O PINÓQUIO PORTUGUÊS” “QUESTÕES IMPORTANTES??? NÃO!… MAIS DO QUE ISSO…FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE DO FUTURO!!!”.
De uma rara clarividência, Raquel Varela analisa e estende os seus comentários a muitos outro factores relacionados com a exploração dos trabalhadores portugueses, bem como os autênticos crimes que se estão a cometer contra o património da Segurança Social. 
Como em nenhum momento desta entrevista e da que deu à TVI24, que vamos reproduzir a seguir,  abordou a questão da entrada dos não contributivos no Serviço Nacional de Saúde, esperamos que no livro que amanhã será posto à venda, se aborde essa importantíssima questão. 
Na realidade, dada a circunstância de terem sido englobados no Serviço Nacional de Saúde, não só os trabalhadores que sempre descontaram para a Previdência Social, como os não contributivos, essa circunstância obrigou a ser acordado uma percentagem compensatória, a contemplar o Ministério da Saúde no Orçamento de Estado,   equivalente aos encargos inerentes a esse número de utentes, que entraram  para o Serviço Nacional de Saúde, naquelas circunstâncias especiais.
Embora tivesse sido uma decisão justa, trouxe para esse serviço um grave problema, na medida em que

passados alguns anos, segundo nos informaram, o governo deixou de fazer essa transferência,  causando um deficit que consequentemente provocou um grande desequilíbrio no orçamento do Ministério da Saúde.
Julgamos que até hoje, nunca mais se cumpriu o acordado nessa matéria.
Espero que o livro aborde esta questão central, que muito poderá ajudar a perceber uma parte importante do desequilibrio do orçamento do Ministério da Saúde.
Reproduzimos a entrevista feita na Antena 1, a que poderá ter acesso CLICANDO AQUI.

 .
À noite, na TVI24, também a propósito do lançamento do seu livro, Raquel Varela foi novamente entrevistada no programa “Política Mesmo”, por Paulo Magalhães.
Nesse programa, cujo vídeo vamos publicar a seguir, não aborda o tema das relações de produção de forma tão clara e objectiva como o fez na Antena 1, certamente por falta de oportunidade, abordando outros temas com a sua habitual expressão corporal muito viva, convincente e de resposta rápida, clara e concisa.

Sem comentários: