Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 24 de junho de 2013


O G8 E AS LUTAS SOCIAIS DO BRASIL

Que o mundo está a mudar a grande velocidade, toda a gente sente.
O futuro não é previsível, embora vá dando algumas pistas.
É exactamente por nos apoiarmos nessas pistas, nesses sinais, que a nossa imaginação não permite ir muito longe, tal a velocidade de evolução da Sociedade.
A rapidez dessa evolução, está-se desenvolvendo num movimento uniformemente acelerado, ou melhor, “disformemente” acelerado, fazendo-se aos repelões, com avanços e recuos, mas sempre num crescendo quer do nível do seu progresso, quer da velocidade com que é feito.
À distância de umas dezenas de anos, vá que não vá! Para além disso, nem os “profetas do destino”, por mais ciência que tenham absorvido e estejam nos seus cálculos, estão em condições de prever seja o que for, num horizonte de uma, ou vá lá, umas dezenas de anos.
Mesmo assim, só em áreas limitadas, porque o que as pistas que temos, tem tantas condicionantes e alternativas, que as probabilidades de falhar, são uma realidade incontornável.
O tempo é de viragem de paradigma.
As razões que lhe assistem, são da mais variada espécie; a principal das quais assenta, na mais que provável falência do actual sistema financeiro.
 As alterações que a evolução técnico-científica está a introduzir mo mercado de trabalho, está a alterar radicalmente o “Modo de Produção”, provocando a quebra de postos de trabalho e aumentando indiscriminadamente a bolsa de desemprego.
Esta quebra tem limites e irá levar forçosamente a novas “Relações de Produção”.  
As reivindicações sociais e políticas que grassam por todo o mundo, são exactamente reflexo da tomada de consciência da humanidade do seu direito à felicidade, o que é uma prova segura, de que nada irá ficar como dantes, independentemente da vontade das classes dominantes.
“E pur si muove”, o que quer dizer “mesmo assim ela se move”, com diria Galileo Galilei.
Seguem-se dois “power points” de características diferentes.
Uma mostra aspectos das manifestações internacionais, contra o grupo do G8. Manifestação de significado global, contra o sistema capitalista.
O outro mostra as movimentações reivindicativas que se processam no Brasil e que alguns pensavam estar na base dos 10 cêntimos de aumento nos transportes públicos, mas cuja continuidade está a surpreender as autoridades, provando aquilo que acabámos de dizer
.
ESTAMOS DE FACTO EM TEMPOS DE MUDANÇA!!!

E BOAS MUDANÇAS!!!


Sem comentários: