Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 10 de março de 2014


                  A UCRÂNIA               
       E AS  JUVENTUDES COMUNISTAS        



Transcrevemos a seguir uma declaração de 25 organizações de Juventude comunistas, não tanto por se tratar de organizações comunistas, mas porque nela se sintetiza em poucas palavras a filosofia geoestratégia de fundo, que leva à junção de interesses entre a União Europeia e os Estados Unidos, ou melhor dizendo, entre os interesses das elites capitalistas da Europa e dos Estados Unidos da América.
Não será despiciendo recordar o que neste Blogue publicámos sobre o assunto em causa, nomeadamente o vídeo onde numa conversa da subsecretária de Estado dos EUA para os Assuntos Europeus, Victoria Nuland, com o embaixador dos EUA na Ucrânia, Geoffrey R. Pyatt, ela mandava a Europa que se f…da, por estar a ser demasiado lenta nas suas decisões de intervir na Ucrânia. (http://artedeomissao.wordpress.com/2014/02/16/sra-nuland-que-tal-pedir-desculpas-a-ucrania/) ou numa reunião de empresários financiadores da intervenção dos EU para separar a Ucrânia da Rússia, ela fazia o relatório de onde já tinha investido os 5.000 milhões de dólares que lhe tinham dado. (https://www.youtube.com/watch?v=861DJLR4Cek ).
A esta e outras questões, fiz referência  no Blogue  em: (http://olharaesquerda.blogspot.pt/2014/02/a-ucrania-e-as-marionetes-de-maidan.html ).


DECLARAÇÃO DE 25 ORGANIZAÇÕES DA JUVENTUDE COMUNISTA SOBRE OS EVENTOS DA UCRÂNIA.



Os recentes acontecimentos na Ucrânia são particularmente importantes e perigosos, especialmente para a população e juventude deste país, que mais uma vez se tornam vítimas do acentuado antagonismo existente entre os Estados Unidos e a União Europeia e a Rússia pelo controle de mercados, recursos naturais e vias de transporte do país.
A intervenção óbvia dos Estados Unidos, da União Europeia e da NATO, na instrumentalização de grupos fascistas, organizações que são descendentes das SS nazistas, destilando o seu veneno fascista e o seu anti- comunismo, em perseguições que têm em vista a proibição de partidos, principalmente os comunistas e as leis racistas que estão se preparando contra a população de língua russa e outras minorias, tudo isto demonstrando a verdadeira natureza destes acontecimentos, e revelando claramente as mentiras
acerca do «triunfo da democracia na Ucrânia»
A juventude - especialmente na Europa - pode agora ver mais claramente a verdadeira face da UE: trata-se de uma união de capitalistas e monopólios na Europa ao serviço dos seus interesses; razão pela qual a União
Europeia é reacionária por natureza. É uma união feita na base de intervenções militares, guerras, e apoio a grupos fascistas, cujo anti- comunismo é a sua ideologia oficial. Todos aqueles que cultivam as ilusões, de que se poderia transformar a UE numa força de paz e de estabilidade a favor do povo, têm aqui uma pesada responsabilidade.
As organizações das juventudes comunistas que assinam esta declaração:



       - Denunciam a intervenção da União Europeia, os EUA e da NATO nos assuntos internos da Ucrânia, ao direcionar o seu apoio aos grupos armados fascistas e às ameaças de uma intervenção militar estrangeira;
        -Exprimem a sua solidariedade com os comunistas da Ucrânia.
Denunciamos as perseguições e as tentativas de proibição do Partido Comunista da Ucrânia;


Os jovens filhos da classe operária e das camadas populares não devem cair na armadilha das falsas alternativas nacionalistas, escolhendo o campo da oposição, por saber quem os vai explorar. Pelo contrário, a juventude tem todo o interesse em se organizar e lutar ao lado da classe trabalhadora, para abrir seu próprio caminho: o caminho da luta para satisfazer as suas necessidades, para que a riqueza permaneça nas mãos de quem produz, a fim de se
libertar das uniões imperialistas e das tensões que elas acarretam.



Assinavam as Juventudes comunistas da: Austria, Brasil (UJC e JCA), Grã-Bretanha,Bolívia,Canadá,Chipre, Socialista da Croácia, comunista da Dinamarca, Equador, (MJCF) França, (SDAJ) Alemanha, Geórgia, Grécia, Baloldali Front Hongrois, (FGC Itália, Mouvement de jeunesse Connolly d’Irland, México,Noruega, Paraguai, Portugal, Rússia, Yugoslávia (Sérvia), Espanha, (CJC e UJCE). 

Sem comentários: