Mensagem

Mensagem

sábado, 29 de março de 2014


   OS SOLITÁRIOS HOMENS-DOS-DORIS   


"The Lonely Dorymen", é um filme-documentário da National Geographic, realizado em 1967 por George Sluizer, a bordo lugre-motor de 4 mastros "José Alberto", já construído em chapa de ferro na Dinamarca.
Este filme trás à memória dos portugueses mais velhos, o drama dos pescadores do bacalhau, que ganhavam a vida arriscando-a dia a dia.
Para os mais novos é certamente uma novidade surpreendente e talvez estranha, ver que na já na geração que os antecedeu, havia gente que só sobrevivia, pondo permanentemente a sua vida em risco e com um quotidiano de sofrimento indizível.
Esse sofrimento era tanto do conhecimento geral, que mesmo sem ser nas regiões de recrutamento normal, nomeadamente Figueira da Foz, Aveiro, Sesimbra e Fuzeta, as mães para disciplinarem os filhos, quando necessitavam de os ameaçar, diziam-lhe que os mandavam embarcar como salgadores nos bacalhoeiros.
Curiosamente um dos aspectos assinalados, é ser aquela a primeira “faina” como comandante.
Não é referido no documentário, mas naquela altura os capitães e pilotos da frota bacalhoeira, eram homens que iam subindo na carrreira profissional, baseados na prática e raramente possuíam instrução formal.
No filme temos ocasião de perceber que o frio era uma constante, mas não esclarece que essa não era a razão principal de sofrimento dos pescadores.
De facto, como nos doris não podiam utilizar luvas para puxar as linhas de pesca, em alternativa usavam umas tiras de couro, que não evitavam que se enchessem de frieiras, que viravam chagas extremamente dolorosas quando rebentavam, agravadas pelo ardor provocado pelo salitre.
.

Sem comentários: