Mensagem

Mensagem

sábado, 12 de julho de 2014

CATASTROIKA - SÉRIO AVISO À NAVEGAÇÃO



    CATASTROFE = CASTASTROIKA   

UM DOCUMENTÁRIO FUNDAMENTAL PARA SABER O QUE ESTÁ EM JOGO

O vídeo que vamos apresentar é um documentário político, feito sem fins lucrativos, realizado pelos jornalistas Katerina Kitidi e Aris Hatzistefanou, pelo que tem a garantia da total independência dos seus autores, na medida em que foi rodado recorrendo exclusivamente ao autofinanciamento e à ajuda dos seus amigos.
Esta equipe de realizadores, já tinha feito nas mesmas circunstâncias, um outro documentário com o título “Dividocracia” cujo tema era em particular, a crise Grega, sua origem e consequências, que apresentámos neste Blogue em 2011. 
Este novo documentário faz um relato circunstanciado e avassalador sobre o impacto do ataque à qualidade de vida dos cidadãos, segurança, sustentabilidade e privatização massiva de bens públicos.
As circunstâncias que levaram às privatizações na Rússia, Chile, Inglaterra, França, Estados Unidos e Grécia, são o fiel retrato da deterioração sociológica que se está a passar em Portugal, onde os funcionários públicos, pensionistas e reformados são igualmente os bodes expiatórios da ideologia neoliberal.            
O realce dado à estratégia de criação do endividamento, para obter a privatização maciça, como argumento para o seu pagamento, bem como o sacrifício da qualidade de vida dos cidadãos, chegando ao extremo de atacar a Constituição da Republica, como artificio de ameaçar a suspensão da democracia, para satisfazer as necessidades impostas pelo endividamento, são retratadas nesses países como reflexo rigorosamente semelhante, ao que se passa neste “jardim à beira-mar plantado”.                                                                                                 
Os autores deste documentário afirmam: 
“Catastroika rompe com o discurso hegemónico omnipresente nos média convencionais, tornando bem claro que o desafio que temos pela frente é optar entre a luta ou a barbárie”.

 

Sem comentários: