Mensagem

Mensagem

domingo, 27 de julho de 2014

DRESDEN A MEMÓRIA DO TEMPO


    DRESDEN-CIDADE MÁRTIR    

Dresden sempre foi e continua a ser, um dos principais centros culturais políticos e económicos da Alemanha, o que é o mesmo que dizer da Europa.
Em Fevereiro de 1945, o centro antigo da cidade, foi completamente arrasado pelo bombardeamento da aviação aliada.
Este destruidor bombardeamento, foi considerada ao tempo, como uma operação vingativa e desnecessariamente exagerada, dada a evidente proximidade da derrota das forças nazis.
Após a Segunda Guerra Mundial, Dresden que ficava na parte oriental da Alemanha, tornou-se no mais importante centro industrial na República Democrática Alemã.
Após a reunificação, aproveitando-se do clima de Guerra Fria que então existia, dezenas de milhar de skinheads e forças neonazis, aproveitavam o dia 13 de Fevereiro, para fazer um desfile comemorativo do que eles chamavam o “Holocausto das bombas aliadas”.
Esses desfiles acabavam sistematicamente em confronto com as contra-manifestações antifascistas, o que levou as autoridades a proibir e pôr fim definitivamente a tais comemorações.
Curiosamente, após a UNESCO ter atribuído aquela cidade, o estatuto de património mundial em 2004, reconhecendo o absoluto respeito com que tinham sido reconstruído o seu velho centro histórico, em 2009 esse estatuto foi formalmente removido.
Esse facto ficou a dever-se a ter sido considerado uma violação intencional da Convenção do Património Mundial da UNESCO, o facto de posteriormente ter-se construído uma ponte em estilo moderno, que conflituava com maravilhosos rigor com que fora reconstruído o velho centro histórico, independentemente dessa ponte estar situada do outro lado da vale e a cerca de 2 km do centro histórico.
A fotografia que publicamos, é uma imagem do condenável estado em que ficou o centro histórico de Dresden, após o desumano ataque da aviação aliada, a que se segue um belo “power point” com imagens desse mesmo centro histórico, na atualidade e depois de minuciosamente reconstruído.
Olhe bem para esta imagem e veja o maravilhoso trabalho de reconstrução que foi feito

Sem comentários: