Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 11 de julho de 2014

CAPITALISMO NO SEU MELHOR


         O BES... É BES...TIAL!!!        

De facto, pelo que se vai sabendo e ainda a procissão vai no adro, Ricardo Salgado punha e dispunha deste país, da sua política e da sua governação, a seu belo prazer.
Agora que se zangaram as comadres e se vão descobrindo as verdades, por mais que o Costa do Banco de Portugal diga que está tudo bem, não há ninguém em seu perfeito juízo que acredite.
Até nós, que de finanças pouco percebemos, achamos que estamos a ser enganados quando Carlos Costa diz que o BES está sólido, pois tem uma almofada de 2.100 milhões. 
É voz corrente que o GES e holdings do BES têm um buraco de 8.000 milhões.
Depois atira-nos com a questão da transparência como se aí residisse todo o esforço que o Banco de Portugal faz para garantir a eficácia da sua regulação, sabendo nós de experiência feito, que Constâncio foi o paradigma dessa transparência.
Quando ontem, num jantar-debate organizado pela Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial no Porto, o governador do Banco de Portugal afirmou, 
“a grande lição que se tem que tirar de todos estes acontecimentos é que a transparência é um valor que todos têm que praticar e que cada um tem de exigir aos outros, porque a falta de transparência de uns condiciona a percepção de transparência de outros” 
Só faltou um conjunto de violinos a tocar música de Bach ou Paganini, para tornar celestial a conversa do governador.
Acontece que há tanta verdade nas suas declarações, com nos concertos de violino de Chopin, inventados por Santana Lopes.
Quando Daniel Bessa interveio nesse jantar, fê-lo “com transparência”, sem papas na língua, afirmando: “O responsável número um da nossa desgraça é um banqueiro central”. 
Toma que já almoçaste…desculpem que já jantaste!!!
Paradoxalmente, dado naquele ambiente tudo cheirar a transparência, esqueceu-se de esclarecer quem era “esse banqueiro central”, limitando-se a mais adiante dizer: “A responsabilidade maior é do mentor, não do executante, e esse estava no Banco de Portugal”.
Como se vê é gato escondido com rabo de fora.
Isto não é hipocrisia é humor negro!
Se calhar ou se está a “fazer ao piso”, com o Banco de Portugal no horizonte, ou a pensar que em última análise o diabo pode tecê-las e o “mar Salgado” ser resolvido e a maré tornar a subir.
Por outro lado a concorrência, na pessoa de Fernando Ulrich, CEO do BPI, considera que o caso do BES é um “abcesso” que desprestigia o país e que tem que mostrar contas, gráficos para que: “um aluno da 4ª classe perceba o que se passa", ou seja “expiliqui”, tudo tim por tim tim, como dizia Badaró no chinezinho “limpópó”. 
Ora bem, que o Presidente da Republica não saiba que o 12º ano já é obrigatório no ensino secundário, é natural porque a sua preocupação fundamental, é o nó da gravata. 
Que o CDS queira que a escolaridade obrigatória volte ao 9º ano, tudo bem!!!!!!! 
Agora que se exija uma explicação compreensível ao nível da 4ª classe, é ofensivo tanto para os 8% de analfabetos, como os 20 % que sofrem de iliteracia funcional, como para os restantes cidadãos deste país, que não estão a perceber nada do que se está a passar….ou percebem??? 

Sem comentários: