Mensagem

Mensagem

domingo, 24 de maio de 2009

ANTENA 1

A GRAVE DENÚNCIA DE MAIS UM CRIME CONTRA
A DEMOCRACIA”, E O MAIS QUE ADIANTE SE DIRÁ!!!

Em Portugal e não só, o comportamento dos meios de informação, são de uma forma geral tendenciosos e manipuladores, sobretudo em relação á política e á economia, na medida em que estão ao serviço exclusivo, das classes dominantes.
Dizer que estão ao serviço dos interesses do grande capital, é um fado antigo e uma redundância, que ainda alegra o coração de muitos ingénuos que, pensam estarmos a viver em democracia.
No que diz respeito a "este jardim á beira-mar plantado", têm sido exemplares a deturpar a realidade e manipular a consciência dos cidadãos.
É uma reclamação e uma denúncia quase diária e só peca pela modéstia deste “quase”.
Um exemplo objectivo desta afirmação foi o grau de manipulação feito pelos meios de comunicação social, á grandiosa e combativa manifestação de ontem da CDU, com mais de 85.000 participantes.
O facto de tambem ter participado, fez com que só chegasse ao meu conhecimento, o miserável tratamento noticioso que lhe foi dado, pelo relato indignado de familiares e amigos, que por razões várias, não tinham podido participar.
Pessoalmente ao ouvir o noticiário da 01H00, fiquei a saber que Sócrates não tinha tido casa cheia e calculo pelo preciosismo do pormenor, que o jornalista não deve ir á bola com o PS!!!.
Segundo o dito repórter, o 1ºMinistro estava indignado com Manuela Ferreira Leite, por mais isto e mais aquilo, etc. e tal!!!
Quando chegou a vez de falarem das actividades do PSD nesse dia, tivemos ocasião de ouvir um relato meticuloso de tentativa frustrada de Manuela Ferreira Leite, parecer diferente do seu arqui-rival (????) socrático socialista (???) e da sua abjuração do Bloco Central .
Vamos a ver se não é pela boca, que morre o peixe!.
Quanto ao senhor Portas 1º, (o do CDS!!!) ficámos a saber que tinha jantado em Mirandela. Esqueceram-se de me esclarecer no minucioso relato daquela investida, se as famosas alheiras da terra tinham feito parte do repasto..
Do Bloco de Esquerda, tivemos o relato do passeio feito a Almada pelo senhor Portas 2º, com o relato ao vivo e durante largos minutos, das conversas que manteve com clientes eventuais de uma das esplanadas daquela cidade .
Os comentários dos circunstantes, classificados de jocosos pelo repórter do evento , são o exemplo típico de afirmações que pecam por excessivas, e podem significar que não se tem mais nada para dizer.
Ou então na pior das hipóteses, resultarem de se estar a fazer um frete profissional e eventualmente não simpatizar com o BE.
A hierarquia do noticiário, definia perfeitamente a mentalidade e a opção política do responsável pelo noticiário.
Quando raciocinava expectante, o que iria ser dito finalmente e em ultimo lugar, sobre a grandiosa manifestação que a CDU dessa tarde, nem uma palavra!!!.
A multidão de participantes, que gritaram a sua indignação, pela ruína em que os sucessivos governos do PS e PSD têm colocado este país. A miséria em que estão milhares e milhares de famílias, não mereceram sequer um comentário a justificar a enorme adesão que aquela demonstração de desagrado constituiu.
Igualmente, a trágica dimensão do desemprego, o drama que ele representa para centenas e centenas de milhar de cidadãos, o direito á saúde que cada um vê mais longe e inacessível.
O caos em que está a educação e a economia, nada disto teve direito a ser referido como algumas das principais razões para a mobilização naquela tarde, de tamanha multidão.
Nenhum destes factos politicos relevantes, comoveu a indiferença da Antena 1, naquele noticiário Nada disto os impressionou, ou se calhar estou enganado e o que aconteceu, foi exactamente o contrário.
Ficaram tão impressionados, que devem ter ficado sem palavras para a descrever!!!
Na verdade custa-me considerar que o relato de uma manifestação de massas de semelhante dimensão, nunca vista em Portugal, merecesse da Antena 1, um tratamento semelhante.
Quanto mais não fosse, por virtude da responsabilidade legal que o Serviço Publico exige e da isenção com que tem de actuar.
Nada disto lhe serviu para engraxar os brios profissionais, a pesar de estar constitucionalmente obrigada.
Pobre país, pobre liberdade de informação, pobre democracia.
Mas se pensam, que com esse comportamento, conseguem ocultar a força da razão, que levou tanta e tanta gente aquela grandiosa manifestação, para protestar contra a violência que diariamente estão a ser vítimas, estão muito enganados!!!.
Já nem falo sequer na indesmentível memória que temos, de todos, mas todos os Partidos, sem nenhuma excepção, criados a seguir ao 25 de Abril, garantirem nos seus Estatutos, que estávamos a caminho do socialismo.
Com várias nuances, mas socialismo!!! Até o CDS, calculem!!!
A realidade, é que hoje só se vislumbra a possibilidade desse socialismo, no horizonte da vontade desses combativos manifestantes que encheram o Marquez de Pombal, Duque de Loulé, Saldanha e Avenida da Republica, numa demonstração de força, unidade e coerência com os ideais de Abril.
ABRIL VENCERÁ, PODEM TER A CERTEZA!!!

1 comentário:

Nunes disse...

Camarada, Abril vencerá, porque Abril é real. Não é ficção. Estes meios de comunicação social são ficção.
Eu estive na marcha e quando a segunda parte da manifestação chegou ao Marquês de Pombal, soube que a comitiva de Setúbal ainda não tinha integrado a marcha... no Campo Pequeno!
Quando cheguei a casa, ouvi o discurso de Jerónimo de Sousa na RTP-N. Nem uma imagem do público.´
À noite, um amigo meu disse-me que o BE ultrapassaria a CDU nas próximas eleições. Ri-me desta afirmação e da sondagem que lhes dava 12%.
Após esta iniciativa da manifestação que foi um sucesso, tenho ainda uma esperança neste país e neste povo.
Abril vencerá!