Mensagem

Mensagem

terça-feira, 26 de maio de 2009

O ETERNO RETORNO DA

TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO

CARTA DO PADRE CLAUDE LACAILLE AO PAPA BENTO XVI

Padre-missionário, canadiano ou franco-canadiano, que durante 45 anos, trabalhou entre os míseros indígenas do Haiti e do Equador, com o aterrorizado povo do Chile de Pinochet e nas piores “favelas” do Brasil dos generais. Apologista da Teologia da Libertação, inspirada pelo Concílio Vaticano II e morta às mãos do cardeal Ratzinger, hoje papa Bento XVI.

“Dirijo-te esta carta porque preciso de comunicar com o pastor da Igreja Católica e não existe qualquer canal de comunicação que permita comunicar directamente contigo... (Dizes) que a Teologia da Libertação é uma mistura errada da fé com a política!...
No avião que te levou ao Brasil, condenaste uma vez mais a TL como um falso milenarismo representado por uma verdadeira “salada” entre igreja e política.
Fiquei profundamente ferido com as tuas palavras...
Já tinha lido e relido as duas “instruções” que o ex-cardeal Ratzinger tinha feito publicar sobre a TL; nelas se descreve a teologia da libertação como um espantalho e com palavras que para mim nada representam, nem como expressão de vida, nem no plano das convicções.
Não é necessário ler-se Karl Marx para se descobrir a “opção pelos pobres”.
A TL não é uma doutrina ou uma teoria; é uma forma de viver os Evangelhos na proximidade e na solidariedade para com os excluídos e as vítimas dos ricos...
É indecente condenarem-se assim, publicamente, os crentes que consagraram as suas vidas – e somos dezenas de milhares de leigos e de leigas, religiosos e religiosas e sacerdotes em todo o mundo – e mantiveram sem desfalecimentos esse rumo.
Ser discípulo de Jesus é imitá-lo, segui-lo, actuar como Ele.
É incompreensível essa animosidade que tens para connosco...”
C.

Citado por Jorge Messias em “O Diário.info”

Sem comentários: