Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O PRIMEIRO DE MAIO DA UGT

ESTE ANO VAI SER DIFERENTE!!!


A UGT nos anos anteriores, limitava-se a organizar as comemorações do 1º Maio, junto da Torre de Belém.

Aproveitava a popularidade do local, visitado normalmente aos fins-de-semana, por milhares de turistas, estrangeiros, lisboetas e muitos outros portugueses.
Procura-se aquela zona, visitar os monumentos, praticar desporto, gozar um relaxante repouso, “bater uma soneca” á sombra do arvoredo, pôr as leituras em dia, correr e brincar com os filhotes naqueles bem tratados relvados, ou pura e simplesmente gozar a tranquilidade e beleza do local.
Também não podemos esquecer aqueles que, ao fim de semana ali se deslocam propositadamente para admirar o maravilhoso estuário do Tejo, pejado de barcos á vela nestas alturas, por vezes em renhidas regatas, bem como não podemos esquecer os pacientes pescadores, mais para estarem entretidos, do que para apanhar algum peixito que caia na asneira de morder o anzol, serve de artifício para respirar um pouco de ar puro e sobretudo “carregar baterias”, para suportar as duras lutas da semana que se avizinha.
São principalmente estes motivos, que atraem muita gente aquele local.
Aproveitando estas potencialidades, que á partida garantem a presença de “freguesia”, a UGT , artificiosamente aproveita aquele local, para comemorar, o 1º de Maio, quase em privado e tradicionalmente com muito "recato".
Montavam um palco, punham uns comes e bebes á laia de pic-nic, contratava uns artistas “Pimbas” que estivessem mais na moda.
Era assim que lá iam conseguindo desviar para a patuscada os mais curiosos e atrair malta que tivesse paciência, de compensar com a sua presença, as despesas das comesainas e o trabalho que tinham tido, para atrair assistência.
Eventualmente sempre haveria quem, com a barriga cheia, tivesse disposição para ouvir os cantadores e complementarmente o arrazoado dos dirigentes daquela amarelenta central sindical, permitindo assim “compor a fotografia”.
Talvez porque o artifício estivesse esgotado, faltassem voluntários para assar as febras ou porque de ano para ano, como era evidente, diminuia a capacidade de mostrar uma fotografia decente do evento, resolveram melhorar o cardápio e o conforto dos “aderentes” .
Vai daí, propondo-se “ENCHER OS RESTAURADORES” , a Central Sindical Amarela e os Sindicatos Aderentes á UGT, onde constam, com alguma significativa representatividade, exclusivamente os “Banqueiros” , dos Sindicatos dos Bancários do Norte e do Centro, bem como alguns ilustres representantes da Industria Seguradora, resolveram convidar todos os "Amarelos" do país de Norte a Sul, dispondo-se até a “generosamente” matar a fome indiscriminadamente aos seus sócios e a todos os acompanhantes (SEM LIMITE, na condição de terem avisado até á 17h00 do dia 24 de Abril!!!) que os quisessem acompanhar (perdoem-me e redundância) no lauto almoço, que terá lugar nas instalações no Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI).
Neste solene e comemorativo repasto, (estou convencido no caso de embora não tendo marcado, como estava regulamentado, sempre haverá um almocito para quem aparecer!!!!), tendo como única obrigação, depois de terem tirado a barriga de misérias, caminharem até aos Restauradores, onde com elevado sentido patriótico, irão aplaudir todas as informações que irão ser prestadas, sobre como esta estrutura sindical se propõe continuar a defender os tachos em primeiro lugar, colaborar no roubo dos direitos do trabalhadores e a dividir o Movimento Sindical, razão primeira e quase única, da sua existência.
É preciso também valorizar que semelhante generoso passeio, alem da vantagem de desgastar o almoço, permitirá a muitos trabalhadores “porem-se a milhas”, sem dar muito nas vistas e irem ter com os seus companheiros de luta que estão a reuni-se no Martin Moniz.
As centenas de milhares de trabalhadores que aí se irão concentrar, são “exclusivamente de Lisboa e norte de Setúbal, pois em todas as cidades do país a CGTP-IN irá organizar idênticas manifestações para comemorar o “DIA DO TRABALHADOR”
Em Lisboa, a reunião tem lugar ás 14h30 , no Martin Moniz, para se dirigirem á Alameda D.Afonso Henriques, santuário da luta dos trabalhadores e da sua verdadeira CENTRAL SINDICAL -

A GLORIOSA CONFEDERAÇÃO GERAL

DOS TRABALHADORES - A CGTP-IN.


COMEMORAR ABRIL EM MAIO

AMPLIAR A LUTA PARA MUDAR

DE RUMO




Sem comentários: