Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CHINA

UM PERIGO POTENCIAL, QUE VEM DO LESTE!!!

A LIGAÇÃO DA EUROPA AOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, PODE TRAZER-NOS CONSEQUÊNCIAS TRÁGICAMENTE FUNESTAS, NESTA GUERRA CAMBIAL COM A CHINA???
O curioso noticiário da Antena Um, no passado dia 28 de Outubro, às 21 horas, informava com muita ênfase, a próxima visita do presidente da China a Portugal.
Nessa notícia dava um jubiloso destaque ao facto de a China está muito interessada em comprar títulos da dívida pública portuguesa!!!
Duas ou três notícias depois, informava com igual entusiasmo que o economista António Borges, eterno ex- promitente candidato a presidente do PSD, tinha sido nomeado director do departamento europeu do Fundo Monetário Internacional, o celebérrimo FMI.
Em seguida passam imagens desse economista fazendo uma conferência, onde com a autoridade que lhe advêm de ser o responsável máximo daquele organismo de topo, no sistema financeiro internacional.
Depois de fazer várias considerações sobre a gravíssima situação em que Portugal se encontra…bá bá blá, bá bá blá ba´bá blá, esclarecendo que coisas estão tão mal, que o Banco Europeu, só porque fazemos parte da União Europeia, vai misericordiosamente emprestando algum dinheiro aos bancos portugueses (reservamos-nos por agora de comentar o facto desse empréstimo ser feito a 1% aos Bancos, para o povo ter de o pagar posteriormente a 6% pelo menos!!!) e termina sentenciando:

“PORTUGAL JÁ NÃO TEM NINGUÉM QUE LHE EMPRESTE DINHEIRO !!!”

Faço um pouco de história com estas duas notícias, porque elas têm um importantíssimo significado e embora não pareça, são complementares.
Não podemos desligar a vinda do presidente da China ao nosso país, senão como reflexo das dificuldades por que a Europa está a passar, derivada principalmente da interligação que existe, com a economia dos Estados Unidos da América.
Não podemos esquecer que todo o Sistema Capitalista em que vivemos, foi construído com base no dólar como moeda de reserva mundial, controlado pela Reserva Federal Americana (FED) para servir de motor ao crescimento da economia global.
É em consequência disso que Ben Bernanke, Presidente do FED, pode dizer, sem corar:

"OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA PODEM PRODUZIR TANTOS DÓLARES DA FORMA QUE DESEJAR, SEM NENHUM CUSTO “.

Como a economia da Europa, ainda tem uma dependência muito grande da americana (de que o Euro “SERIA...seria!!!” uma tentativa para resolver esse problema) costuma-se dizer: “quando a América se constipa, a Europa apanha uma pneumonia”.
A China, sabe os riscos que o dólar e o sistema monetário vigente estão a correr e como tal, enquanto os dólares valem alguma coisa, tenta transformar os que tem, em aplicações sólidas.
A crise europeia, está a dar á China, uma janela de oportunidade de despejar na Europa, parte das imensas quantidade de dólares que tem nas suas reservas, tal como já o fez em muitos países de África, onde hoje através de financiamentos e ajuda técnica “aparentemente desinteressada”, conquistou um posição solidamente estabilizada e muito influente.
Na Europa, já começou a comprar os títulos da dívida soberana da Grécia e da Irlanda e Espanha, vem agora fazer o mesmo em Portugal, tudo porque os mendicantes governos destes países, estão de mão estendida às portas da igreja chinesa.
Utilizando generosos elogios e vendendo a alma ao diabo se for preciso, vão adjectivando de altruísta e disfarçando com a classificação de “desinteressada ajuda” á Europa, os dinheiritos que vão conseguindo sacar àquela China, que se bem me lembro, tem uma e praça em Tiananmen.
Felizmente á sua enorme dimensão, permite armazenar o esquecimento do que então foi dito contra o governo chinês, por quem queria que tivessem seguido o exemplo da União Soviética, para agora as classes dominantes europeias em geral e as portuguesas em particular, pudessem adiar por mais tempo, o risco de perder as mordomias.
É um grande problema para a União Europeia, o facto de o Euro por estar inserido no sistema monetário internacional, com tão forte ligação ao dólar, apresentar fragilidades enormes por essa razão.
É disso um exemplo mais do que evidente, o facto da crise que estamos a viver ter origem na questão do “Sub-prime”.
É uma lição que jamais deveremos esquecer!!!.
A questão central que justifica a generosidade oriental a que assistimos, fundamenta-se no facto da China querer desfazer-se de qualquer maneira, das gigantescas reservas de dólares que possui!!!
O Brasil também está já eleito como a testa-de-ponte, para entrar na América Latina e deve liderar investimento chinês na quele continente.
A China vai investir este ano 12 biliões de dólares em investimentos diretos , valor representa crescimento de cerca de 14.000 %, em comparação ao ano anterior.
As brutais quantidades de capital que a China está a investir no Brasil, é de tal maneira gigantesco e diversificado, que começa a despoletar naquele país, sérios movimentos de alerta para os potenciais perigos, que representam esses investimentos.
São esses movimentos, que nos levaram a pôr como título deste texto
“UM PERIGO POTENCIAL, QUE VEM DO LESTE!!!”, porque na realidade, não podemos esquecer que o Brasil tem muito mais capacidade económica de enfrentar um economia pujante como é a chinesa, do que a Europa.
Se nós portugueses em particular e os outros países europeus em geral, não acautelarem a sua independência económica em relação ao Bloco da nações emergentes Sueste Asiático e da China, corremos o sério risco das próximas gerações, acordarem de olhos em bico!!!
SALVO SEJA E SEM OFENSA!!!
OS REGIMES CAPITALISTAS VÃO ROENDO AS UNHAS E PONDO AS BARBAS DE MOLHO!!!

Sem comentários: