Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O DESEMPREGO

CRÓNICA QUE DEVIA TER......MORTE ANUNCIADA!!!

Lemos no semanário “Expresso”, uma crónica de Vítor Andrade, sobre a “Azeitejo”, relatando que aquela firma tinha adquirido duas máquinas “New Holland” para apanha da azeitona.
A páginas tantas, esclarecia que cada uma: “ Faz o trabalho de 200 pessoas. Ou seja, num dia é capaz de colher 40 toneladas de azeitona".
Mais adiante podia ler-se: “ do outro lado da estrada um grupo de duas dezenas de pessoas esburacam afincadamente a terra lavrada, onde vão plantando centenas de pequenas oliveiras".
Quando acabei de ler a notícia fiquei a pensar, que irão fazer aquelas duas dezenas de pessoas, quando já não houver mais necessidade de esburacar a terra, para plantar oliveiras?
Que será feito das outra 400 que foram substituídas pelas máquinas acabadas de comprar?
Há tempos, publicámos neste Blogue um vídeo, que mostrava uma das máquinas utilizadas pelos madeireiros para cortar os eucaliptos e outras árvores.
Em segundos, fazem o trabalho que vários homens levariam horas.
Pode ver um exemplo semelhante
CLICANDO AQUI
Depois de abrir esse vídeo, tem do lado direito da mesma página do “You Tube”, muitos outros exemplos mecanizados, que são significativos da substituição da mão-de-obra, nas várias operações de recolha das madeiras e resíduos dessas operações.
Agora vamos mostrar-lhe OUTRO EXEMPLO ( Veja em ecran inteiro que é mais impressionante!) ainda mais espectacular, da substituição da mão-de-obra humana, por automatismos verdadeiramente impensáveis até há pouco e que, como muitos outros, estão na genese das ondas de desemprego a que se assiste por todo o lado.
Não discutimos, nem discordamos sobre a importância do progresso.
E isto é progresso!!!
O que achamos e é curial exigir, é que ele seja colocado ao serviço da humanidade e não como privilégio de uns quantos, para continuarem a explorar os seus semelhantes.
A exigência de alteração do modo de produção capitalista e de novas relações de produção, são argumentos que comprovadamente se justificam.
Os exemplos acima apontados, são pequenos mas significativos testemunhos, do drama que se abate sobre o mundo do trabalho.
Já em 1 de Agosto passado, no início de um texto que escrevemos neste Blogue sob o título:
“POSTOS DE TRABALHO"
A CENOURA COM QUE O CAPITAL, ACENA AOS TRABALHADORES !!!”, começávamos por dizer:
"Chega a parecer impossível, tanta gente estar a ser enganada no que diz respeito às expectativas de manter ou poder vir a obter um posto de trabalho, estável, adequado e razoavelmente pago".
E um pouco mais adiante:

"É um facto que toda a propaganda é feita no sentido de manter em alta as expectativas dos cidadãos.
No entanto, bastaria ver a evolução dos níveis do desemprego, a permanente e definitiva destruição dos postos de trabalho e os objectivos das políticas neo-liberais, que grassam no mundo, desde a queda da União Soviética".

E mais adiante continuava:
"A automatização e a robotização da produção, é o factor decisivo para se perceber que não há qualquer hipótese de compensar os postos de trabalho destruídos, com a criação de novas empresas e seu consequente e limitado número de postos de trabalho."

e acrescentava:
"O aparecimento das novas tecnologias, preferencialmente utilizadas e desenvolvidas na máquina produtiva para a substituição da mão-de-obra e obtenção de maiores lucros, está a condenar sem remissão os trabalhadores á miséria e ao desemprego, fazendo desaparecer aceleradamente postos de trabalho, não só em Portugal mas igualmente em todo o mundo".

Foram estas considerações, retrato de uma dolorosa realidade actual, que vimos profetisada há bem mais de uma dezena de anos, na leitura de um texto de Werner Schwab intitulado:
“A ARMADILHA DA GLOBALIZAÇÃO- A SOCIEDADE DOS DOIS DÉCIMOS” .
A ela se ficou a dever a obrigação que sentimos de criar este Blogue, como espaço de luta e esclarecimento.
Esse texto, foi quando começámos em 28 de Fevereiro de 2008, a primeira publicação que incluímos nele.
A sua importância é enorme, para entendermos os fundamentos da justa luta dos trabalhadores, e da necessidade de serem alteradas as relações de produção.
Como tal, aconselhamos a lê-lo ou a reler, pois o que nele é dito assume uma importância básica e fulcral, em qualquer análise que se faça para avaliar as consequências da evolução da Sociedade e muito particularmente o modo de produção capitalista no mundo do trabalho e da produção.
A acelerada evolução científica, é nesta matéria, é um argumento aterrador pelas suas consequências.
A forma dependente como se está a colocar a humanidade, nas mãos dos donos dos meios de produção, é assustadora, porque pode ter consequências fatais para a humanidade.
Se pensa que exageramos, leia um texto que escrevemos neste Blogue sob o título
DA ROBÓTICA Á CIÊNCIA COGNITIVA , onde abordamos a temática dos automatismos e da robótica e da informática, na substituição da mão de trabalho.
Ainda há pouco foi noticiado, a propósito dos avanços na investigações das potencialidades do Silício, os cientistas que se dedicam a essas investigações, afirmaram que brevemente os computadores serão capazes de gerar hipóteses, sem dependerem da ajuda dos cientistas humanos, ou dependendo muito pouco deles.
Usando técnicas de inteligência artificial, os programas de computador estão cada vez mais capazes de integrar o conhecimento publicado com os dados experimentais, de localizar padrões e relações lógicas e de permitir o surgimento de novas hipóteses, com muito pouca intervenção humana.
Depois disto, pomos dúvidas que a pergunta principal que se coloca á humanidade não seja:
Até quando os meios de produção continuarão a ser propriedade de uma restrita elite, que beneficia, determina e utiliza, em seu quase exclusivo benefício???
Até que ponto as novas condições científicas, económicas, sociais e políticas permitirão o actual modo de produção capitalista???

Sem comentários: