Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PARA CONHECER

MELHOR O ORIENTE

Porque o oriente, nomeadamente a China, a India, o Japão e outras economias emergentes do Sueste asiático, estão a tornar-se determinantes na evolução da Sociedade dita ocidental, nós europeus, cheios de exagerado orgulho, do nosso contributo para a evolução da humanidade, esquecemos que muito do que fizemos, foi bebendo nas seculares civilizações que nos antecederam, muitas delas vindas desses lados.
A China é o paradigma dessa evolução, que só as dificuldades de comunicação, roubaram as homenagens que lhes era devidas, pelos enormes contributos que deram, para que a humanidade, tenha atingido os patamares em que nos encontramos.
Vamos procurar apresentar muitos dos “power points” que temos sobre esses países, essas civilizações, esses hábitos e tradições por vezes tão estranhos e diferentes dos nossos.
Á luz da cultura ocidental, muitas vezes parecem retrógrados, esquecendo que a contemplação, regras religiosas, meditação e culto do espiritual, exploram caminhos da felicidade e adequação á Natureza das coisas, muito superiores aos que os ferozes antagonismos entre religiões ocidentais têm provocado ou conseguido.
São mentalidades diferentes, que teremos de procurar conhecer melhor, até para defesa, aperfeiçoamento e desenvolvimento das componentes que sempre nortearam a nossa maneira de ser.
Nós europeus sempre evoluímos, bebendo nos que fomos encontrando pelo caminho, quer no papel de conquistadores, quer no de conquistados.
Quando dizemos isto, estamos a pensar em vários planos nomeadamente o cientificam, o financeiro, o técnico, porque noutros, muito tivemos e teremos de aprender com eles, como seja, no plano artístico, filosófico, e na busca da razão da vida e dos seus principais valores, no caminho da procura da felicidade e sobretudo da razão da vida.
Começamos com um “power point” que utilizou defesas que não nos dão possibilidades de alterar portanto de traduzir.
No entanto, como é em espanhol, tem a vantagem de nos ir familiarizando com essa linguagem, para não estranhemos quando formos absorvidos para a chamada Ibéria, que modernos Migueis de Vasconcelos tantos e tão grandes esforços sob a batuta dos socráticos “socialistas”, como os camaleónicos Soaristas.


NESTE LINK

Sem comentários: