ÓPERA PARA TODA A GENTE
ACTUAÇÃO DE SURPRESA
NUM CAFÉ DE PAMPLONA
A ópera como expressão artística, considerada manifestação cultural, tem por tradição um carácter elitista.
No entanto, o êxito que se reveste qualquer apresentação deste tipo de espectáculo, fora dos circuitos elitistas da sociedade e mais nitidamente quando, quer pelo local quer pela assistência, a raiz popular da maioria é predominante, as manifestações de agrado demonstram, que o apreço pela música dita erudita, não é característica exclusiva das elites sociais.
Por saber que assim é, temos em Portugal, todos os anos, na abertura da Festa do Avante, a primeira noite no palco principal, totalmente preenchida por dezenas de trechos musicais, quer orquestrais acompanhando um ou outro virtuoso em concerto, quer com árias e coros de operas celebres.
Dezenas e dezenas de milhar de pessoas assistem a estes espectáculos, com indescritível entusiasmo, que raiam muitas vezes a comoção.
As espontâneas manifestações de agrado que aqui e ali não resistem a exteriorisar a sua extemporânea volúpia, a quantidade dos aplausos e a emoção que muitos rostos espelham, são a prova que a chamada música clássica ou erudita, só pelas escassas oportunidades ou pelo preço dos espectáculos, não é mais vulgarizada entre as massas populares.
O “CAFÉ IRUÑA” em Pamplona, é famoso não só pela sua arquitectura, como também por ser aí que Ernest Hemingway mantinha uma presença quase constante.
No dia 7 de Maio de 2010, para celebrar do ”Dia Europeu da Opera”, a “Asociación Gayarre Amigos de la Ópera de Navarra" (AGAO), daquela cidade espanhola, resolveu fazer uma actuação de surpresa com o coro "Premier Ensemble”, disfarçado de empregados e frequentadores normais desse famoso e frequentadíssimo café.
A surpresa e emoção que se espelha no rosto e nos olhos de alguns dos frequentadores do café, ao ouvirem o presente que lhes estava a ser oferecido, sem o esperarem, é significativo das surpreendentes emoções que a música e o belo canto podem desencadear.
É esta beleza misteriosa da vida, que quando se faz algo de verdadeiramente belo, as lágrimas saiam suave e incontroladamente.
Confirme o acabamos de dizer clicando AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário