Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 6 de outubro de 2011


DEMOCRACIA EM PERIGO!!!

Inicialmente pensei colocar à frente do título deste texto, não pontos de exclamação, mas pontos de interrogação, na medida em que não tendo dúvidas que de facto a democracia "JÁ" está em perigo!!!
Não é preciso de interrogar seja quem for, porque os sinais são mais do que evidentes.
Aliás, tudo o que nos está a acontecer em Portugal, especificamente, é consequência do 25 de Novembro, de Mário Soares e das pandilhas que se seguiram e que tem marginalizado o PCP, dando espaço e apoiando sorrateiramente o desenvolvimento das “forças do antigamente”.
Não é por acaso,  que no livro “HISTÓRIA DO PCP NA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS”,de Raquel Varela, (que nada tem de comunista !), o seu rigor científico não a inibe de acusar Mário Soares de querer convencer Melo Antunes e o grupo dos nove, nessa altura, a ilegalizar o Partido Comunista Português e a remetê-lo novamente para a clandestinidade.
No link que colocámos um pouco atrás, com a reprodução sonora da entrevista que a historiadora Raquel Varela, deu ao programa ”À VOLTA DOS LIVROS” na Antena 1 há já algum tempo, fica bem claro, que foi graças à acção inteligentemente cautelosa do PCP, que se evitou a guerra civil e só não se chega a abordar a questão do plano do PS para eliminar o PC, certamente porque à partida não interessava à entrevistadora, falar dessa faceta do 25 de Novembro.
No entanto nessa mesma obra, na página 352, podem ler-se alguns  extractos da obra de Álvaro Cunhal “A VERDADE E A MENTIRA NA REVOLUÇÃO DE ABRIL (A CONTRA REVOLUÇÃO CONFESSA-SE) que a autora comentou, porque certamente entendeu que era um elemento credível:  :“ O 25 de Novembro, foi um golpe militar inserido no processo contra-revolucionário. A sua preparação começou muito antes das insubordinações e sublevações militares do Verão Quente e de Outubro e Novembro de 1975”. O líder comunista argumenta nessa obra que o PS, aliado á extrema-direita, sofreu uma derrota política na medida em que procurou ilegalizar o PCP e aparecer como «aquele que teria salvo a democracia de um golpe». Mas, pelo acerto da aliança que o PCP soube fazer com o Grupo dos Nove, Mário Soares acabou por ser um «derrotado» no 25 de Novembro: «Mário Soares e o PS tinham representado um papel importante na acção política preparatória do 25 de Novembro. Mas o golpe de 25 de Novembro não foi o que projectaram. Nenhum dos seus três objectivos centrais se concretizou. Nem a liquidação da dinâmica revolucionária e das suas conquistas. Nem o esmagamento militar do PCP, do movimento operário e da esquerda militar, nem, como resultado do golpe, ser Soares o vencedor, aquele que teria salvado a democracidade um golpe e de uma ditadura comunista e que por isso assumiria de imediato, no poder do Estado, as responsabilidades daí decorrentes»
As ponderadas e prudentes atitudes do PCP então assumidas de pouco serviram,  na medida em que as traições, corrupções e a lenta evolução da ocupação da máquina do Estado pela quadrilha de Mário Soares e seus seguidores, teve como resultado estarmos hoje, como estamos.
E como estamos???
Perdemos soberania, estamos economicamente e financeiramente arruinados, com o aparelho produtivo destruído e sobretudo temos um horizonte onde se lê facilmente, que tudo vai piorar!!
O saltitar dos governos,  com politicas de direita desde 1975, a mediocridade dos governantes, os lobbies da maldade num país de políticos hipócritas, que tão depressa se diziam socialistas, como sociais-democratas, como democratas cristãos, eram mascaras que serviam o grande capital para tornar este país uma nação de gente pobre, triste, sem esperança, escravizada  ao serviço de uma camarilha que enriquece, à custa de esmifrar o povo.
Para cúmulo, a máquina neoliberal prepara-se para refrear qualquer direito que legalmente assista a os trabalhadores, estudantes e povo em geral para protestar e mostrar a sua revolta, fazendo tábua rasa dos mais sagrados valores da democracia.
Disso temos muitos sinais.
Por exemplo:
1 - A campanha de desinformação sobre hipotéticas alterações da ordem pública, que supostamente já estariam a ser planeadas, colocando os agentes do SIS no terreno, na eventualidade de detectar situações mais radicais.
2 - Particular cuidado em manter as forças policiais satisfeitas, pacíficas e controlada, nomeadamente excluindo-as das graves penalizações que atingiram toda a função pública.
3 - As ameaças veladas e óbvias feitas às forças sindicais mais activas. Curiosamente a UGT, não participou nas últimas manifestações. Será por o PS ter assinado o memorando da Tróica?
4 - Afirmações alarmistas dos politólogos de serviço, como o polivalente sabe-tudo Marcelo Rebelo de Sousa, a plural isenção dos políticos de serviço permanente na Quadratura do Círculo, o reformista especializado em política agrícola e sociólogo, desde que acabou com a Reforma Agrária e ficou desempregado, o famigerado António Barreto, o comentador da voz doce, palavra lenta e raciocínio amargo António Costa Pinto, o equivocado alegrista Manuel Freire, etc., etc.
5 – Silenciamento de todas as actividades dos partidos da oposição e entidades que não seguem o pensamento único do governo. Prova disso são as raras referências às jornadas parlamentares do PCP e a escandalosa ausência de notícias sobre um importante debate na Fundação Gulbenkian no passado dia 30 de Setembro, sob o título "A ECONOMIA PORTUGUESA:UMA ECONOMIA COM FUTURO"   que reuniu numerosos participantes,  entre eles o Prof. José Castro Caldas, Elena Lasida, Professora da Faculté des Sciences Sociales et Économiques do Institut Catholique de Paris, Manuela Silva Professora catedrática de Planeamento e Política económica e Política Social etc.,etc. (sendo estes etcs,, equivalente a dezenas de ilustres conferencistas e intervenientes)
Este "censurado" escândalo,  serviu de  tema do economista Octávio Teixeira, no programa de  hoje, do , "CONSELHO SUPERIOR" na ANTENA 1                 
E pensarmos nós que todo o esforço que nos estão a exigir, é para compensar os errados investimentos financeiros feitos pelas entidades bancárias portuguesas e europeias, que na gula do lucro fácil, empenharam o que tinham e não tinham nas escabrosas corporações bancárias norte americanas, geradoras da mega-fraude que ficou conhecida conhecida como a "crise do subprime" e se transformou num autêntico cancro,  da economia mundial.
Claro,  como nós e a Grécia sendo  o elo mais fraco, fomos os primeiros a ser atingidos pelo efeito dos 4 triliões de euros correspondentes ao desfalque,  que a banca americana causou à Europa específicamente.
Para os norte-americanos é fácil resolverem temporariamente as dificuldades que a crise do “subprime” causou. A Reserva Federal imprime tantos dólares quantos os necessários para darem liquidez aos bancos e os restantes países do mundo....que se lixem!!!
Sendo o dólar a moeda de referência e reserva mundial, os bancos estrangeiros estão automaticamente obrigados a colaborar na solução do problema americano, para salvaguardar o perigo da desvalorização dólar e a consequente banca rota, em  consequência  do desaparecimento da maior parte das suas reservas monetárias.
E quem vai pagar todo este desfalque no futuro?
O povo claro!!!
A máquina produtiva e o trabalho que os povos produzem!!!

O POVO PORTUGUÊS QUE O DIGA!!!

Sem comentários: