Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A VIDA DE MINEIRO
A vida de um mineiro sempre foi muito perigosa, dura e mal paga.
Aproveitamos a apresentação de um “power point” que nos mostra a vida numa sociedade de mineiros, no final do século passado.
O horror que as imagens mostram, é verdadeiramente indescritível.

NESTE LINK



.
.
.
.
.
.
.
.
.


.
MINEIROS DE ALJUSTREL
Admito que hoje, tal não era possível, mas quando se fala da dureza do trabalho, dos riscos que correm, do mau pagamento, das doenças profissionais, pouca diferença fará.
A imagem que vemos em cima é elucidativa.
É nossa…é de um dos nossos mineiros de Aljustrel, num forte abraço solidário de camaradagem, que é uma regra de vida destes trabalhadores.
Embora as condições tenham melhorado muito, sobretudo tendo em vista a famigerada “rentabilidade “do negócio, a maioria dos mineiros continua a morrer ou a sofrer de doenças do foro respiratório, devido ao baixo consumo de oxigénio e à ingestão de pó de carvão que inalam quando respiram.
O pó que cobre toda a cara e corpo dos mineiros e que vai para os pulmões quando respira, acaba provocando tonturas, fraqueza e náuseas, incapacitando muitas vezes o trabalhador e causando uma doença profissional chamada “silicose”, que é uma doença pulmonar crónica obstrutiva .
Estes mesmos homens, heróis das minas de Aljustrel, que veremos um pouco mais a baixo a cantar como só eles sabem, também entraram para as minas muitas vezes ainda muito jovens.
Hoje lutam pela sobrevivência das minas e vêm o futuro negro, como a riqueza que extraem das entranhas da terra.
Se quando os ouvir e sentir o conteúdo de angústia e mortificação que o sentimento da música desperta e a letra reflecte, não estranhe se uma lágrima furtiva aflorar aos seus olhos, ou mesmo der por si a chorar de mansinho, porque é a sua bem-aventurada sensibilidade, a pregar-lhe a partida.
Eles dizem tanto e há tão poucos para os ouvir, que se aperta o coração!!!
Dos comentários feitos no YouTube, retirei este por demais significativo:
“Qualquer pessoa que ouve esta musica não fica indiferente ao sentimento que ela transmite,!
Sendo alentejana e com um orgulho enorme que o digo, sempre que ouço esta musica o meu corpo enche-se de arrepios, e cai uma lágrima com saudades do Alentejo!!
Musica linda demais, não dá para explicar!!!”



HINO DOS MINEIROS

Nas minas de Aljustrel
Lái.lá,lálá,lá,lá,lá
Morreram muitos mineiros
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu

Morreram muitos mineiros
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá

Eu traga a cabeça aberta
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
que me abriu uma barrena
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu


que me abriu uma barrena
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá

Eu trago a camisa rota
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
E sangue dum camarada
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu


E sangue dum camarada
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá

Santa Bárbara Bendita
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Padroeira dos mineiros
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu


Padroeira dos mineiros
Vê lá, vê lá companheiro
vê lá.vê lá, como venho eu
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá
Lá.lá,lálá,lá,lá,lá...

Sem comentários: