Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

UNIVERSIDADE "PÉS DESCALÇOS"

UMA INICIATIVA ESTRANHA AOS NOSSOS 

OLHOS, EUROPEUS
MAS GLORIOSA, EM TERMOS DE RESPEITO
PELA DIGNIDADE HUMANA


Em Rajasthan, na Índia, foi fundada em 1972 uma escola extraordinária, que ensina mulheres e homens do meio rural - muitos deles analfabetos - a resolverem os seus problemas e a serem auto-suficientes em matérias tão diversas, como a dos engenheiros solares, artesãos, dentistas e médicos etc., etc..
Esta actividade, é levadas a cabo pela chamada Universidade dos Pés-Descalços, e tem como fundador, o indiano Bunker Roy.
É uma organização não-governamental, que fornece soluções para os problemas nas comunidades rurais, tornando-as auto-suficientes.
As chamadas “soluções Pés-descalços” têm resolvido os problemas de energia solar, água, educação, saúde, artesanato rural, comunicação, etc., baseados nas potencialidades existentes nas próprias aldeias.
Todas as iniciativas são planeadas e desenvolvidas em conjunto por homens e mulheres, independentemente da idade, alfabetizados ou não, originários dessas aldeias e que são conhecidos como os “Profissionais de Pés-descalços”.
Exercem actividades tão diversas como, médicos, parteiras, dentistas, agentes de saúde, engenheiros solar, engenheiros de fogão solar, perfuradores de água, arquitectos, artesãos, designers, pedreiros, testadores de água, operadoras de telefonia, ferreiros, carpinteiros, professores de informática, etc.
Com pouca orientação e algum incentivo, pessoas que normalmente seriam consideradas "gente comum" e de “baixo nível” social, estão fazendo coisas extraordinárias.
Esta forma de mobilizar as pessoas, já chegou a algumas aldeias remotas de África, situadas por vezes em lugares quase inacessíveis,  de 15 dos países menos desenvolvidos daquele continente.
Na India, por exemplo, mães e avós, que jamais haviam saído das suas aldeias, têm conseguido com seis meses de treino, sem necessidade de usar qualquer palavra escrita, aproveitar por exemplo a energia solar, para electrificarem as suas próprias aldeias.
No vídeo que se segue o fundador da Universidade dos Pés-Descalços, Bunker Roy, explica os princípios em assenta esta iniciativa e a forma como funciona.

Sem comentários: