Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 4 de março de 2013


       UM TEXTO DE MIA COUTO      

                      UM DIA, 
ISTO TINHA QUE ACONTECER!
Quando as opiniões do vulgo passam a ser emitidas por personagens de reconhecido peso intelectual então ... transformam-se em factos, a ter em conta, não é?
É este o texto de Mia Couto que materializa o “power point”  que nos foi hoje enviado por um amigo e que publicamos a seguir:
Sobre ele, tenho 3 esclarecimento a fazer:
1º Já há bastante tempo que tínhamos conhecimento deste texto.
Se a memória não nos atraiçoa, julgamos que até já o publicámos neste Blogue.
Se não o fizemos, foi de facto pela razão que invocamos a seguir, com a qual não estamos de acordo, pela generalização feita por Mia Couto.
2º - Quando em determinada altura o autor se refere à possibilidade dos “paizinhos” oferecerem um automóvel aos “meninos”, situa a essência da problemática, num fragmento da classe média suficientemente abonada.  Ao particularizar num reduzido extracto da população, limita a essa elite,  todas as verdades e justíssimas considerações, que expressa em todo o texto. 
Quando logo a seguir o autor diz: “ E éramos (quase) todos felizes”, o (quase) está exactamente a definir a limitação a que nos referimos.
3º - Mexemos no último slide, no sentido de colocar a palavra FIM, nitidamente antes de uma citação sobre a amizade, a solidariedade e o amor ao próximo, porque se bem me lembro, não fazia parte do texto de Mia Couto.
Suponho que tenha sido acrescentado, pelo autor do “power point” como uma nota de confiança no futuro, mas à cautela, continuemos empenhados em transformar o mundo, para que se possa trazer a felicidade a toda a humanidade, sem excepção. 

Sem comentários: