Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 28 de março de 2013


  JORNALISMO DE 5ª CATEGORIA 
VOLTEI...MESMO SEM ESTAR PERDOADO!!!!
Pouco ou nada esperaríamos da conversa com o ex-primeiro ministro que nos surpreendesse.
A nossa grande curiosidade, era saber quantas vezes diria que fora o PCP aliado à direita e a sua votação contra o PEC 4, que tinha estado na origem da entrada da Troica em Portugal.
Por acaso, não disse vez nenhuma, o que nos faz pensar que traz água no bico. 
Uma hipotese é estar relacionada com a subida eleitoral da CDU e nomeadamente do PCP, tendo em vista  largos horizontes.
O coração…quero dizer, a cabeça, tem destas coisas…razões que a razão desconhece!!!
Quando nós dizemos em título, que foi jornalismo de 5ª categoria, estamos a pensar que consideramos a culpa não ter sido só, ou principalmente, dos que tiveram a responsabilidade de lhe fazer as perguntas (embora um deles tivesse uma dicção tão mastigada, que não se percebia metade do que dizia)  mas do conjunto de pessoas que preparou e planificou a entrevista, não cuidando de armar os jornalistas dos números e estatísticas, que seriam  decisivos para o esclarecimento nas matérias tecnicamente mais sensíveis, referentes ao endividamento nem sequer à certeza de, fossem quais fossem as circunstâncias não conseguiria ultrapassar Outubro, devido ao colapso previsível, originado pelo deficit do Orçamento do Estado. 
Todas as perguntas que foram feitas enquadravam-se em questões há muito respondidas por Sócrates.
Nós podíamos afirmar no fim da entrevista, que se em vez de lá terem chamado o ex-primeiro ministro nos colocassem no seu lugar em sua representação (o Diabo seja analfabeto para não ler esta obscenidade!!!), teríamos respondido com os mesmos argumentos, certamente não tão bem, porque ele é um genial “fala-caro”, mas porque já ouvimos milhentas vezes as mesmas respostas.
Só o encadeamento dos factos e a intensidade do ataque ao Presidente da Republica, nos surpreendeu, não pela novidade, mas pela violência do ódio que destilou.
Eu também não gosto do presidente da Républica, mas pelo menos aprecio o cuidado rigoroso que tem no nó da gravata, e o Sócrates nem isso!!!
Já agora deixem-me reforçar que fiquei agradavelmente surpreendido em não ter atacado o PCP.
O que estará por detrás dessa estratégia?
O facto de ter afirmado ontem, que não está interessado em vir a exercer nenhum cargo político, só significa que não está maluco, porque ser verdade ou não o que possa dizer agora a esse respeito, é tão certo no futuro, como as previsões das sacerdotisas do Templo de Delfos, cuja ambiguidade permitia que as pitonisas previssem uma coisa e o seu contrário.

Sem comentários: