Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 15 de abril de 2013

      CINEMA DE ANIMAÇÃO FRANCÊS      

Quando uma pessoa pensa que já viu tudo, nomeadamente em cinema de animação e particularmente quando são utilizados efeitos especiais e os mais fantásticos meios de iludir a realidade ou dar-lhe um cunho de fantasia inimaginável, acabamos  por ser surpreendidos porque há sempre alguém para fazer diferente, que ultrapassa os limites da nossa imaginação.

Este pequeno filme de animação que vamos apresentar, de Nicolas Devaux, produzido pelo Cube Creative Productions & Orange, em colaboração com o Centre national du cinéma et de l'image animée (CNC), utilizando imagens muito simples, surpreende pela elegância das imagens, graciosidade dos intervenientes e sobretudo pela naturalidade e harmonia dos movimentos, bem como a preciosa sonoplastia e a ajustada criação musical que lhe serve de fundo.

Não se consegue em momento algum, perceber diferença entre a realidade e a ficção, entre as personagens ficcionadas e a sua realidade de carne e osso, entre os artificialismos dos movimentos conseguidos com recurso ao sistema de computação gráfica e o que seria se a realidade pudesse ser assim tão fantástica e divertida.

A seguir a este primeiro filme, colocamos um outro que é uma demonstração muito limitada e variada, das capacidades actuais do cinema de animação francês.

Nele se pode apreciar os avanços do cinema de animação francês, que nada fica a dever ao congénere americano, antes pelo contrário, em todos os personagens e sequências de imagens, mesmo as mais violentas, há um humanismo latente que só raramente se vê nas produções norte-americanas.

Agora vejam e divirtam-se.


Démo Reel 2012 from Cube Creative on Vimeo.




Sem comentários: