Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 18 de abril de 2013



        CONVITE
VIVER ABRIL EM 2013
VIVER A MEMÓRIA DA ANSIEDADE DA NOITE DE 24 DE ABRIL
VIVER E CELEBRAR O GLORIOSO 25 DE ABRIL DE 1974

UMA COMISSÃO DE MILITARES DE ABRIL E DE DEMOCRATAS CIVIS, CONVIDAM A POPULAÇÃO EM GERAL A REVIVER AS EMOÇÕES QUE ANTECEDERAM E CULMINARAM COM A DERROTA DO FASCISMO, NO HISTÓRICO DIA 25 DE ABRIL!            

PROGRAMA

24 DE ABRIL DE 2013

CONCENTRAÇÃO JUNTO AO ANTIGO QUARTEL-GENERAL DO GOVERNO MILITAR DE LISBOA, NO LARGO DE S.SEBASTIÃO DE PEDREIRA.

·         22H00 – Evocação do 1º objectivo militar conquistado pelos militares do Movimento das Forças Armadas (MFA)
·         22H55 – Intervenção evocativa da tomada da Escola Prática de Artilharia, em Vendas Novas e de outros objectivos militares, então alcançados pelas forças do MFA, com destaque para a canção “E depois do Adeus” de Paulo de Carvalho e “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso, que serviram de “senhas” para o início das operações militares.
·         23H20- Inicio das intervenções voluntárias dos presentes, relacionadas com as histórias do 25 de Abril, no sentido de testemunhar as várias experiências vividas e transformações sofridas na vida pessoal de cada cidadão e na elevação do conceito de cidadania.
·         23H50 – Leitura e votação de um “MANIFESTO”, contra os ataques de que a Constituição da Republica está a ser vítima.
·         24H00 – Encerramento das cerimónias do dia com  Grândola Vila Morena” e finalizando com o Hino Nacional.

NOTA INFORMATIVA – Elementos da “Associação 25 de Abril” irão concentrar-se junto da Radio Renascença (Rua Ivens nº 14 – Metro Baixa-Chiado), pelas 00H20, onde será cantada aGrândola Vila Morena, seguindo-se a visita a alguns lugares históricos relacionados com o 25 de Abril, como sejam o Largo do Carmo e a sede da PIDE.

25 DE ABRIL DE 2013

CONCENTRAÇÃO NO TERREIRO DO PAÇO, JUNTO À ESTATUA DE D.JOSÉ

·         07H00 – Evocação da importância que tiveram para o êxito da Revolução e fim da noite negra do Fascismo, os factos históricos que tiveram lugar naquele espaço
·         07H30 – Homenagem ao capitão Salgueiro Maia, Tenente Assunção e Alferes Souto Maior, pela sua heroica actuação. Evocação do exemplar comportamento das Forças da Escola Prática de Cavalaria, da artilharia posicionada no Cristo-Rei, da Fragata que, mandada fundear frente ao Terreiro do Paço, recusou uma atitude hostil contra os revoltosos e do heroico episódio do enfrentamento ao oficial fascista que deu ordem de abrir fogo, chegando a espancar o soldado que se recusara faze-lo.
·         08H00 – Momento de poesia, junto ao cais das colunas, com a leitura do poema “Filhos de Portugal”, de Solange de Oliveira a que se seguirá o lançamento à água de cravos vermelhos, símbolos de Abril. Selamos assim, desta forma simbólica, o compromisso de  nos batermos até ao fim dos nossos dias pela Democracia e pela soberania de Portugal escudados na solene memória dos militares mortos nas injustas guerras do Ultramar e nas vítimas civis do regime fascista.
·         09h00 – Deslocação até à Assembleia da Republica, para assistir nas galerias, às comemorações oficiais do 25 de Abril

Os apoiantes desta iniciativa apelam à participação de todos nas comemorações do 25 de Abril que vão ser levadas a cabo Avenida da Liberdade.

CUMPRIR ESTE PROGRAMA, ALIMENTAR O NOSSO ORGULHO PATRIÓTICO E DIGNIFICAR O PORTUGAL DE ABRIL.
Apoiantes:

Militares de Abril: Andrade da Silva, Dinis de Almeida, Henrique Mendonça, José António  Rosado, Manuel Custódio, Matos Serra, Paulo Telheiro, Silveira Pinheiro, Vítor Lambert.

Outros Cidadãos: Alexandra Luiz, Ana Rodrigues, Jaime Luiz Basílio de Almeida, Jerónimo Sardinha, João Vantacich, Jorge Correia, José Manuel Sande Vasconcelos, Lídia Simões, Maria Emília Tavares, Maria Joaquina Babau, Nuno Melo, Ruth Moreira, Suzel Patrão.

Sem comentários: