Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 18 de abril de 2013



                    CAVACO SILVA                  

          UM HOMEM PEQUENINO       


Cavaco Silva representou o nosso país na inauguração da Feira do Livro de Bogotá (Filbo), na sua 26.ª edição, dedicada a Portugal.
O próprio Presidente da Republica da Colômbia acompanhado de numerosa comitiva, deram a honra de estar presente neste evento.     
O nosso (?) Presidente da República, Cavaco Silva, como representante de Portugal, fez uma longa intervenção onde citou Camões, “o maior dos nossos poetas”, mas esqueceu de citar José Saramago um dos maiores escritores mundiais, Prémio Nobel da Literatura e principal referência internacional da cultura portuguesa.
Conhecendo o homem como conheço, tenho a certeza que não o fez por mal.
O facto de Saramago ter emigrado por sua causa, recusado a apertar-lhe a mão, ou esquecido de elogiar a rigorosa perfeição do seu nó de gravata, incomoda-o menos, que o facto do Sr. António Sousa Lara, quando era seu Subsecretário de Estado da Cultura, ter censurado o livro “Evangelho segundo Jesus Cristo”, não o incluindo na lista dos candidatos ao Prémio Literário Europeu.
Temos a certeza que ele ficou tão indignado com este inquisitorial acto de censura, como a Santa Madre Igreja.
Calculem que até os escritores Pedro Tamen e Fiama Hasse Pais Brandão, tiveram o descaramento de exigir serem retirados da mesma lista, em solidariedade com o seu colega José Saramago.  
Cavaco Silva nunca se perdoou ter aplaudido a decisão do seu Subsecretário de Estado e por isso mesmo, não gosta de recordar o que sente, quando recorda o tiro que lhe saiu pela culatra.
Como sabemos “ele nunca se engana e raramente tem duvidas!”
Em segundo lugar, também não acha que um Prémio Nobel tenha grande significado. Lembremos que até porque já o deram ao Hayek, ao Stiglitz e ao Milton Friedman e a ele nada.
Os únicos que até hoje mereceram um Prémio Nobel, foram o Obama e Henry Kissinger, que receberam o Nobel da Paz e todos sabemos os esforços que eles têm feito para dar cabo dela.
Depois José Saramago é comunista e como sabemos faz parte daquela seita que além de comer criancinhas ao pequeno-almoço, mata os velhos com injecções atrás da orelha e ele como está a envelhecer, “cautela e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém”.
Vá-se lá saber o que o futuro nos espera.



Sem comentários: