Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AS ELEIÇÕES ESTÃO Á PORTA!!!

O sentido crítico do povo português, no que se refere á vida política, é mais correctamente avaliada pelo anedotário, do que através dos média.
O povo desde sempre utilizou a anedota, como forma subtil de criticar o poder político, independentemente da utilização que faz do voto.
Esta característica pode ser interpretada por um lado, como a reacção psicológica á frustrante desconfiança que de uma forma geral lhes merecem os políticos e por outro, á consciência que votar é uma obrigação cívica tendo como pano de fundo, a remota esperança que dessa vez possas ser diferente.
Tem-se verificado que os governantes eleitos, acabam sempre por defender os interesses particulares das classes mais poderosas, fazendo exactamente o contrário daquilo que prometem, frustrando sistematicamente os interesses gerais da população.
Com vulgarização dos meios informáticos, o exercício da crítica popular, encontrou novas formas de expressão.
Utilizando as novas técnicas que a informáticas proporciona através de uma IMAGEM SIMPLES, ou numa forma mais COMPLEXA , a importância de um pequena diferença, pode acentuar um PORMENOR SUBTIL de grande importância.
Vamos fazer uma demonstração de alguns casos, em que o efeito da utilização do PHOTOSHOP em combinação com o POWER POINT, são exemplos EXTREMAMENTE CRIATIVOS , na forma como são utilizadas ESSAS TÉCNICAS, no campo da acção política.
Não podemos deixar tambem de avaliar a sua importâcia como arma de combate á corrupção , de crítica e denúncia.
Servindo-nos da imagem e do som, com um projecto muito simples, pode-se fazer uma CRITICA DEMOLIDORA .
A utilização do som, torna por vezes mais eficaz e apelativa a mensagem, resultando por isso muitas vezes, mais contundente que uma GRANDE ANÁLISE .
No entanto o silêncio, pode tambem ser um trunfo, podendo funcionar como apelo á concentração e nestes casos a "CHARGE" POLÍTICA, tem com esse argumento, uma possibilidade mais refinada, mais interiorizavel, tornando-a consequentemente mais agressiva.
Utilizando a forma de FÁBULA , ou em alternativa de HISTÓRIAS DA CAROCHINHA , ou ainda de ANEDOTA ILUSTRADA, também nestes casos pode ser utilizada SEM SOM, ou se for achado mais conveniente, podem ser valorizadas COM SOM.
Muitas dessas APRESENTAÇÕES , vão buscar a sua eficácia exactamente á simplicidade de processos visuais ou sonoros.
No âmbito da CRÍTICA POLÍTICA, a utilização desta novas tecnologias têm um efeito potenciador e pedagógico.
A importância de que se revestem certas a DENUNCIAS são autêntico serviço público.´
Na luta contra a CORRUPÇÃO, estas técnicas transformam-se numa arma poderosíssima.

E se depois disto, se divertiu um pouco, lembre-se das lições que tudo isto encerra e na hora de ir colocar o seu voto, veja lá se engana!!!.

É preferível no próximo futuro, não ter material para servir de inspiração para dizer e fazer estas coisas tão interessantes, mas ter um governo que cumpra a sua obrigação de defender as classes trabalhadoras, que são as que produzem, e que mais desprotegidas se encontram.

Sem comentários: