Mensagem

Mensagem

sábado, 19 de setembro de 2009

EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA

DE CARALHO

ONDE SE PROVA QUE O PRTUGUÊS
É UMA LINGUA MUITO TRAIÇOEIRA

Etimológicamente é uma palavra jamais encontrada em latim, segundo observa Corominas.
Leo Spitzer no entanto considera que tem origem no latim “characulus”, diminuitivo de “charax, acis”.
Em calão ou na gíria “Caralho” é uma expressão designativa de admiração, surpresa, espanto, indignação, etc.
Ora a nossa tradição marinheira, tem uma explicação muito mais castiça, para explicar a origem vernácula dessa expressão.
Está a pensar que somos uns ordinários e que estamos a disfarçar socorrendo-nos do “latinório”
Então antes de nos encomendar para os quintos dos infernos, dê uma saltada até ao dicionário da Lingua Portuguesa “Houaiss” e veja o que ele diz sobre essa palavra .

Agora veja o "power point" que apresentamos em baixo, onde a Academia Portuguesa de Letras lhe explica tim-tim por tim-tim, a origem da palavra “caralho”
Eu disse tim-tim por tim-tim.Não falei em timtins.
Você é um mal intencionado, mas está desculpado!!!

Para castigo, tem de clicar com o rato para mudar o slide e ir ficando mais ilustrado.

1 comentário:

Clementina disse...

De facto não achei muita piada porque 1º nao me considero estúpida. 2º porque como economista que sou sei ler, analisar e comentar a teoria e ver como ela pode sustentar a pratica. 3º porque sou bem educada, trato os outro com respeito e exigo respeito. 4º porque não reconheço ao senhor Camilo competencias, de qualquer nível, nem sequer para analisar a Economia Portuguesa, quanto mais para medir a minha inteligência.
A corroborar o que afirmo é que é, efectivamente a politica fiscal, onde o PEC, o IMI, o IMT, o IVA, e a falta de poder de compra que estão a estrangular as Micro e Pequenas Empresas. Mas, coitado, o sr. estava mal informado. Até afirmo que apenas o PSD defende as Micro e pequenas empresas.... Seria bom que o dito senhor, desculpem-me os senhores, se preparasse antes de qualquer debate, para poder ser um bom profissional já que, provavelmente, não consegue ser empresário! Obrigada pela sua opinião.