Mensagem

Mensagem

domingo, 6 de dezembro de 2009

A ARTE E OS ARTISTAS

ANÁLISE E CONCEITOS

Mais que pelo valor das imagens, este “power point” vale pelo conteúdo do seu texto.
O que me impressionou nesta apresentação, foram principalmente os seus aspectos didácticos.

Creio que nunca será demais, falar sobre a importância da arte e os benefícios que daí advêm, para a humanidade.
Pese embora a simplicidade desta abordagem, bem me pareceu ser muito útil publicá-lo com algum destaque, na medida em que o acesso a este Blogue, segundo informações que tenho tido, se caracteriza pela juventude de uma grande parte dos seus leitores.
A sua tradução revestiu-se de algumas dificuldades, pois se fosse seguido o caminho da tradução literal, certamente que se desvirtuaria a finalidade do seu conteúdo, dado o autor falar da matéria com enorme paixão e virado para uma classe de leitores, com características muito diferentes daquelas para quem é dirigida esta a tradução.
É um conjunto de textos, onde as frases idiomáticas são constantes, pois trata-se de uma matéria cujos códigos de expressão, fazem naturalmente parte da linguagem vulgar dos intelectuais, que convivem na área das artes plásticas.
Estes temas, tornam muito grato falar de alguns aspectos complementares da vida, que também lhe dão substância e faz aproximar o homem de valores que proporcionam a felicidade e justificam sermos seres privilegiados por uma natureza, que nos distinguiu entre todos os mortais.
Quanto á natureza da Arte, como complemento da vida, é no livro de Alvaro Cunhal “A Arte, o Artista e a Sociedade”, onde de maneira superior e definitiva, se esclarece o papel da Arte na vida da sociedade e que curiosamente desenvolve alguns dos temas do “power point”, esgotando , aí sim, tudo o que se pode dizer sobre o valor da Arte como elemento fundamental do desenvolvimento de uma Sociedade harmónica, culta e em suma…. Feliz!!!.
São dele estas sábias palavras:
"Constitui um direito à liberdade que um artista concentre exclusivamente o seu talento e a sua criatividade na busca de novos valores formais: o da cor, do volume, da musicalidade, da linguagem. Essa atitude tem conduzido a enriquecimentos e descobertas dando vida à obra por virtude dos novos valores formais conseguidos.
Constitui também um direito à liberdade que um artista parta à descoberta de novos valores formais (da cor, do volume, da musicalidade, da linguagem) com o propósito de os tornar adequados e capazes de levar à sociedade, ao ser humano em geral, uma mensagem de alegria ou tristeza, de solidariedade ou de protesto, de sofrimento ou de revolta, em qualquer caso, como é de desejar de optimismo e de confiança no ser humano e no seu futuro."(pp.20-21)
E chegou a altura de passar o “Power point”, que referi.



NESTELINK


Sem comentários: