Mensagem

Mensagem

domingo, 6 de dezembro de 2009

MICHELANGELO MERSI

MAIS CONHECIDO POR CARAVAGGIO
Origem : Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aproveitamos a publicação deste “Power point”, porque a seguir vem um texto e uma apresentação relacionada com este artista e com a sua técnica pictórica.
Caravaggio era o nome da aldeia natal de sua família, que ele adotou como nome artístico
Nasceu em 1571 ou 1573 e morreu em 1610.
É normalmente identificado como um artista Barroco,estilo do qual ele é o primeiro grande representante.
Mesmo ainda vivo, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso.
Considerado um farrista inconseqüente, ele vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e buscava brigas nos pulgueiros da cidade.
No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio estava morto, aos 38 anos.
Sua inspiração era entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo o tipo de pessoas que não eram de nobre estirpe e que tivessem grande expressão, como suas obras retratam.
Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o ministério de Jesus que aconteceu exactamente entre pescadores, lavradores e prostitutas.
A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos.
Este uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena - como fica bem demonstrado em A Ceia na casa de Emaus.
Os contrastes de forma e luz sublinham formas maciças que, na maior parte de suas obras, emergem vigorosamente de um fundo negro.

Sem comentários: