Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DIAPORAMA DE UM AUTISTA

Um autista caracteriza-se pela sua grande dificuldade em expressar as suas emoções.
Acontece que quando recebemos este “power point”, verificámos que havia nele uma ou outra imagem que nos eram familiares de anteriores diaporamas, o que levaria a regeitá-lo.
Porém, ao chegar á última imagem, ficámos a saber que o autor era autista.
Ficámos atónitos!!!
Tivemos um amigo que tinha um filho autista.
Sabemos quanto amor e espírito de sacrifício transbordava naquele ser humano, para acarinhar e dar alguma felicidade ao seu querido filho.
A criança mordia-o, era quase insensível á dor, repetia os mesmos gestos, mecânica e sistematicamente.
Existia, mas era como se não tomasse conhecimento do que acontecia e era absolutamente incapaz de comunicar com os outros.
Sabemos que há uns casos mais graves do que outros, mas por muito reduzida que seja a sintomatologia, um autista mostra-se sempre muito reticente a explorar o mundo que o rodeia e dificilmente expressa as suas emoções e desenvolve a linguagem.
Parece que neste caso estamos perante um caso menos grave, ou que teve uma boa recuperação, pois já demonstra uma grande sensibilidade e um comportamento que contradiz um pouco, a reticente resistência que um autista normalmente oferece a explorar o mundo que o rodeia e a ligar as palavras ao seu significado.
A nossa surpresa e tocante perplexidade, deve-se ao facto de ver um autista construir um “power point” tão belo e com uma música tão subtilmente adequada.
O autor demonstra uma grande sensibilidade e embora estes doentes tenham a tal dificuldade de ligar as palavras ao que elas querem dizer, ele finaliza com uma surpreendente citação:

“Deixai a Beleza Brilhar”!!!

Maravilhoso !!!


NESTE LINK

Sem comentários: