Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 1 de junho de 2012


                    FALTAM 12 DIAS
 NOTÍCIA DO SITE DA FUNDAÇÃO SARAMAGO




A sede da Fundação José Saramago será inaugurada a 13 de Junho, dia da Cidade de Lisboa, pelo presidente da Câmara Municipal, António Costa, e a presidenta da Fundação, Pilar del Río.
A inauguração oficial será às 11h30 e, devido aos constrangimentos do espaço, será reservada a convidados, entre entidades oficiais e amigos do escritor.
Logo a seguir, às 14h00, a porta ficará aberta a todos os que queiram conhecer a Casa dos Bicos renovada e visitar a exposição "José Saramago. A Semente e os Frutos": da semente que são as suas origens, numa família de que os avós são a força primordial, aos livros que alimentaram milhões de leitores em todo o mundo.
Comissariada por Fernando Gomez Aguilera, a exposição está em fase adiantada de montagem, ao mesmo tempo que decorrem os acabamentos do edifício. Ali o visitante encontrará manuscritos, cadernos de notas e desenhos, fotografias, vídeos, recortes de jornais, que revelam o persistente labor do Nobel da Literatura. Objectos pessoais, como as agendas minuciosas e correspondência, documentação sobre o percurso de homem interventivo na vida política e social foram também seleccionados pelo comissário, amigo pessoal do escritor nos anos de Lanzarote onde é presidente da Fundação César Manrique, e que foi também responsável pela exposição "José Saramago. A Consistência dos Sonhos".
Até ao dia da inauguração, divulgaremos diariamente na nossa página web, nos nossos canais das redes sociais e ainda no Meo Canal pequenos vídeos que revelam pormenores do quotidiano da Casa dos Bicos e episódios da actividade desta fase de finalização dos trabalhos.



 Casa dos Bicos - Sede da Fundação José Saramago
A Fundação José Saramago pretende que os três primeiros pisos deste edifício emblemático sejam espaços públicos em que se celebrem exposições, recitais, conferências, cursos, seminários, de modo que as suas dependências sejam colocadas ao serviço da cultura.

 

Sem comentários: