Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 21 de junho de 2012


UM PASSEIO MUITO ECONÓMICO
OU A HISTÓRIA DA CRISE EM TRÊS VÍDEOS 

UMA NARRATIVA QUE VAI DA PRÉ-HISTÓRIA 
DA CRISE ATÉ À EXPLOSÃO DO DÓLAR!!!

1ª PARTE  - A COMÉDIA

Há um pergunta que um dos os intervenientes faz que nunca tem resposta, aproveitando para trocadilhos trocistas sobre as dívidas dos países da União Europeia, concluindo que estão todos falidos.
É o lado comediante dos diálogos, que atinge o clímax quando um da interveniente pergunta ao outro “como eles podem pagar as suas dívidas se não têm dinheiro?”
E a resposta introduz o dólar na solução, na medida em que aos Estados Unidos é fácil imprimir dólares, enquanto os vão vendendo á China, a India, Japão etc.
Veremos na 2ª parte, como este artifício se transforma em drama.

 

2ª PARTE – O DRAMA

O título deste vídeo “A verdade acerca da Economia”, assenta no facto de explicar a génese da crise do dólar, na sua problemática original.
É-nos explicado como o Capitalismo, personificado por 1% dos super-ricos norte-americanos, se apoderou de 40 % da riqueza do país e de que modo isso se reflectiu na sua influência política para conseguir baixar os seus impostos e consequentemente criar dificuldades governamentais, para responder às necessidades básicas das suas populações.
Este vídeo não fala nisso, mas o reflexo desses constrangimentos, inspira muitas das medidas tomadas na Europa, para debelar a crise com que também se debate, não só pelo rebentamento da bolha imobiliária, como também pela crise que dólar lhe provocou com a híper-gigantesca burla especulativa do chamado caso “Subprime”, que vai custar á zona do Euro, segundo ouvi dizer a Durão Barroso, cerca de 4 triliões de Euros e que estranhamente, toda a comunicação social evita informar ou abordar.
Termina o vídeo, alertando para as consequências de uma classe média em vias de desaparecer.
Não o dizem, mas todos nós sabemos que a estabilidade política de uma nação depende muito da estabilidade da sua classe média, o que nos garante que se aproximam rapidamente, revolucionários dias de ajuste de contas.

.
3ª PARTE – A TRAGÉDIA

Este vídeo está num espanhol muito compreensível.
Ele aborda uma parte do processo que levou á crise, com que se debate o mundo ocidental.
Começou pelo abandono dos norte-americanos da paridade do dólar com o ouro (numa base fixa de 35 dólares por onça Troy), conseguido em 1944 com o “Acordo de Breton Wood” e sobretudo, pela transferência para o Oriente da maioria das multinacionais, para explorar a mão-de-obra barata.
Agudizou-se com a liberalização dos mercados mundiais, com a chamada Globalização, que alterou por completo as regras do comércio internacional e o respectivo equilíbrio económico até então existente.
Ao dar origem às novas economias emergentes, que vão sustentando as artificiosas medidas de sustentação do dólar, cuja continuidade se adivinha próxima do fim, em consequência do constante aumento da monstruosa dívida externa americana, que neste momento já se cifra em  17 triliões de dólares e não em 8 ou 9 como é referido no vídeo,
Podem ver no fim deste Blogue, num painel preto com um relógio e um planisfério, numa coluna que se encontra à esquerda, com vários itens, um quase no fim, que diz “Mas”.
Clicando aí, aparece uma apresentação em permanente actualização, do valor da dívida americana.
Pode confirmar que neste momento já é superior a 17 Triliões de dólares.
Este número é o oficial, porque consta que a emissão clandestina, é quatro vezes superior.
Fácil entender que os americanos nunca vão poder pagar.
Resta saber, como vão utilizar a sua supremacia militar, para resolver o assunto.

É DISSO QUE DEPENDE O FUTURO DA HUMANIDADE!!!

A GUILHOTINA ESTÁ SUSPENSA SOBRE O PESCOÇO DO GÉNERO HUMANO.

Sem comentários: