Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

RAQUEL VARELA

Esta historiadora, coordenadora do livro "Quem Paga o Estado Social em Portugal, onde se faz uma análise muito importante e rigorosa do nosso sistema social e dos problemas que a ele estão associados, onde reúne o seu contributo, com o de vários historiadores e economistas.
"Quanto pagam e quanto recebem os trabalhadores do Estado? Quanto é transferido do SNS para as PPP privadas? Quais os direitos conquistados e quais os perdidos nas últimas quatro décadas em Portugal? O que aconteceu em Portugal nos anos 80, com o segundo empréstimo do FMI, a vitória de Cavaco Silva e a entrada na CEE? Quanto pagam e o que recebem do Estado os imigrantes? Estamos perante uma crise cíclica ou em crise permanente desde a década de 70? Há ou não ondas longas na economia? A história da crise de 1929: EUA na era Roosevelt, a frente popular em França, a revolução espanhola e o nazismo. Como vai ser no próximo ciclo de crise sem ter taxas de juro para baixar? Como é que a dívida actua como um mecanismo de acumulação privada de capital? História da formação do Estado-providência europeu. A revolução argentina e a crise grega. Os novos movimentos sociais: quem são, o que querem, composição social e tipos de protestos e lutas. Quadro com os planos de austeridade na Europa."  
Medina Carreira, ex-ministro das finanças, é o técnico especialista em fiscalidade, figura intransponível da nossa televisão na abordagem dos problemas ligados à terrível crise que estamos a viver, afirma sistematicamente que o regime social, em que vivemos não tem hipóteses de sobreviver. Arranja uns mapas, diz algumas verdades e chega sempre à mesma conclusão. O modelo de sistema social europeu e especificamente o português, vai falir obrigatoriamente.
Como de uma forma geral, não debate os argumentos com outros especialistas na matéria que pudessem eventualmente ter outra visão dos problemas, salvo raríssimas excepções, o enquadramento das verdades que vai atirando para o ar, consolidam a sua visão dos problemas, sem dar lugar ao contraditório.
Estes dois vídeos com entrevistas a Raquel Varela, em duas estações de televisão diferentes, falando sobre a obra que coordenou, têm muito interesse, porque os argumentos complementando-se, permitem perceber a verdadeira natureza do problema, numa visão completamente diferenciada, dos argumentos normalmente utilizados por Medina Carreira, colocando quanto a nós, o problema na sua real natureza e dimensão.
É uma matéria de transcendente importância, que impõe a leitura dessa obra, para melhor entender os perigos que se estão a abater sobre mundo do trabalho.




Sem comentários: