Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

.
     MACEIRA –A DOS CUNHADOS    

             UM CASO NEGATIVO DA 
   REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

No plano de reorganização administrativa, está prevista a junção da freguesia da Maceira, à freguesia a A dos Cunhados.
Há muito que estamos afastados da problemática administrativa de qualquer destas freguesias, mas bem nos lembramos dos esforços que na altura fizemos, como autarca da freguesia de A dos Cunhados em representação do Partido Comunista Português, para que nascesse e fosse aprovada a freguesia da Maceira.
Actualmente nos passeios que fazemos até às praias de Santa Rita e Porto Novo, Porto Dinheiro e outras, muito nos alegrava assistir ao desenvolvimento exponencial da povoação da Maceira.
Os melhoramentos nas estradas, saneamento básico, construção do belo edifício da nova Junta de Freguesia, bem como os desvelados cuidados com que os seus autarcas se empenhavam no embelezamento geral, são certamente fruto da dinâmica proporcionada por se sentirem donos dos seus destinos.
Bem nos lembramos das resistências e pressões que sofremos na altura, para não apoiarmos aquela separação.
Atendendo à enorme dimensão da freguesia de A dos Cunhados, maior que muitos concelhos deste país, tínhamos como certa a impossibilidade da Junta de Freguesia e nomeadamente o seu corpo executivo, dar o apoio que era justo e necessário a todas as povoações da freguesia.
Foi conscientes dessa dificuldade, que nos empenhámos nessa tarefa, bem com em apoiar uma comissão de moradores da Póvoa de Penafirme, para juntar as povoações da Póvoa de Penafirme e Santa Cruz, duas povoações de características semelhantes, a fim de criar uma nova freguesia, sabendo de antemão que muito teriam a ganhar com a autonomia imanada dessa junção e respectiva criação de uma nova autarquia.
A nossa consciência que o Poder Popular, tem maior vocação para resolver os seus próprios problemas, que as instituições oficiais, mantem-se e reforça-se a cada medida que os sucessivos governos vão tomando para controlar as populações.
Tenhamos em vista a actual “Reorganização Administrativa” que quanto a nós vem dificultar imenso a vida de populações,  muitas delas, só tendo na sua Junta de Freguesia, ajuda  para resolver muitos dos seus problemas.
Para que cada um possa fazer uma ideia em pormenor, do envolvimento negativo do actual governo na administração dos interesses directos das populações, faça a experiência de ir ver nos casos concretos que conheça, qual as aglutinações que o governo propõe.
Sabendo qual é o papel das Juntas de Freguesia nessas povoações, veja até que ponto as populações, sobretudo dos lugarejos, se sentirão desprotegidas e obrigadas a sacrifícios de deslocação e outros, que em certos casos são verdadeiramente desumanos.
PARA TERMINAR, ATREVER-NOS-ÍAMOS 
A APELAR SOBRETUDO 
À POPULAÇÃO DA MACEIRA
PARA SE JUNTAREM E TOMAREM AS 
INICIATIVAS NECESSÁRIAS PARA EVITAR  
“VOLTAR AO ANTIGAMENTE”.

O POVO DEVE SER SENHOR 
DO SEU PRÓPRIO DESTINO

O PODER ESTÁ NO POVO!!!

PARA TER ACESSO Á PROPOSTA DA UNIDADE TÉCNICA PARA A REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PARA O TERRITÓRIO, CLIQUE AQUI.

Sem comentários: