Mensagem

Mensagem

sábado, 24 de novembro de 2012

               EDUARDO GAGEIRO           

               O ARTISTA, O FOTO-JORNALISTA, 
                      O MILITANTE DE LISBOA
Acabo de receber este “power point” e apresso-me a publicá-lo, por nele estão não só algumas das figuras mais destacadas da nossa cultura, mas também algumas das personalidades mais notáveis que marcaram a minha geração.
Nesta apresentação, encontramos alguns dos vultos mais importantes do mundo artístico internacional bem como do chamado jet set internacional, o que demonstra como já naquele tempo era justificado o impressionante prestígio do foto-jornalista Eduardo Gageiro.
A sua reconhecida posição de esquerda, trouxe-lhe alguns dissabores como este, que nos foi relatado no mail que acompanhava o "power point":
"Nos idos de 74/75, estava ele  no Rossio/Restauradores em serviço para o jornal Século, onde trabalhava. Foi cercado por militantes do MRPP (a fábrica de talentos, que «produziu» Durão Barroso e outras figuras de proa do poder estabelecido): agrediram-no no rosto, no intuito de o cegar. O episódio foi-nos contado por um talentoso e honrado poeta e jornalista, já falecido, Eduardo Valente da Fonseca. Gageiro escapou com escoriações e com os óculos desfeitos. A grande história também é feita de pequenas histórias."
João Ogando/César Príncipe
.

Sem comentários: