Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 15 de novembro de 2012


      DA FINLÂNDIA À ALEMANHA       
   DOIS DOCUMENTÁRIOS SOBRE PORTUGAL
               TIPO “A BELA E O MONSTRO”
Por razões várias, não tivemos ocasião de comentar há mais tempo, como nos apetecia, a realização de um filme publicitário, inspirado por uma sugestão de Marcelo Rebelo de Sousa para dará a conhecer Portugal aos alemães, tendo em vista criar condições mais favoráveis, para a resolução de alguns dos nossos problemas financeiros.
A receita já tinha antecedentes, quando a Finlândia constituiu um baluarte de resistência a um empréstimo a ser concedido pela União Europeia e Portugal recorreu a um filme documentário, para dar a conhecer melhor este país, criando melhores condições para facilitar o empréstimo.
A forma poética, delicada, diria mesmo elegante e sofisticada, como eram sugeridas as belezas de Portugal, mereceram ser premiado internacionalmente.
 PARA VER ESSE DOCUMENTÁRIO CLIQUE AQUI
Por outro lado, o que foi feito para explicar aos alemães “o que somos” e “como somos”, mais parece estar a querer dizer em cada plano:
Nós é que somos bons e não passamos de umas “ vitiminhas” de vocês, seus fascistas!!!.
Só faltou começar este filme a mostrar um planisfério, focando a Europa e num movimento de “travelling” fazendo “zoom” com a camara e utilizando uma seta para indicar onde ficava Portugal, não fossem os alemães confundir-nos com a Espanha.
Seguia-se o “grande plano” do monumento aos descobrimentos, de onde então se destaca o soldado com a G3 e a criancinha a colocar-lhe o cravo no cano, aproveitando para familiarizar o grupo de turistas que se vê no documentário como alemães, fazendo estes ostentar um cartaz a dizer, “Wir lieben Portugal(Nós amamos Portugal).

 
 

Sem comentários: