Mensagem

Mensagem

sábado, 1 de dezembro de 2012



AO QUE NÓS CHEGÁMOS!!!
ATÉ NO CORREIO DA MANHÃ, 
SE PODEM LER TEXTOS DESTES!!!
 


.
.
.
Fome infantil - não e não!
Por:Octávio Ribeiro, director do Correio da Manhã

 Nosso querido Rui, quantas crianças portuguesas haverá como tu, por estes dias, torturadas pela fome?
Por cada Rui, um crime colectivo. Uma omissão. Um crime público. Rui, desculpa-nos teres nascido num País da Europa onde, ao descobrirmos que não somos ricos, perdemos os valores. Desculpa-nos por, enquanto Nação, não estarmos a conseguir dar as mãos para garantir que nenhuma criança passe pela provação da fome, apesarda crise. 
A principal crise, Rui, corrói os valores. 
Por estes dias, Portugal está cheio de macro-gaspares e micro-gaspares, todos cheios de dogmas, punições e erros de cálculo. 

Um nas finanças, muitos nas escolas, repartições, sindicatos. Todos a quererem provar o seu ponto por cima de toda a humanidade.
A principal crise, Rui, é a de quem não resolve mas julga. A crise é um autismo social incapaz de estabelecer prioridades.
Rui, no ano em que nasceste, outros cento e dez mil bebés gritaram à vida em Portugal. E, no ano em que desfaleces de fome, nem oitenta mil bebés libertarão os pulmões para o ar inicial. E este é o pior sinal de todos.
Também à tua mãe, essa senhora a que te unes na foto, devemos um grande pedido de desculpas. Achou ela, talvez, por mais impreparada, desditosa ou desprevenida, que a ti nunca faltaria esse amor umbilical, e o essencial para cresceres e te fazeres um homem bom. Amor, comida, saúde, casa, educação – que mais precisa cada átomo de um Povo para o fazer melhor?
Rui, não temos de ver a tua carita para adivinhar a amargura de quem não entende por que há-de estar a passar pela tortura da fome. Que mal fizeste tu, miúdo?
Precisamos de nos unir. Urge celebrar um pacto – casa a casa, escola a escola, terra a terra. Por mais que nos custe em esforço, dedicação, ou mesmo privação, nenhuma das nossas crianças sofrerá com fome. Ou não merecemos o nome de Portugal.

Sem comentários: