Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


          VIDA DE PESCADOR            

      UM PERIGO DE VIDA CONSTANTE
Creio que poucas pessoas pensam no que sofre um pescador para ganhar a vida.
Os riscos de vida são múltiplos e constantes, sendo o naufrágio um dos mais graves, não esquecendo porém as doenças profissionais, causadas pelas duras condições em que exercem a sua actividade.
O vídeo que mostramos a seguir, embora seja um caso extremo devido a um fenómeno de encontro de marés, mostra até que ponto podem ir as duras condições de vida dos pescadores.
Certamente que muitas pessoas já terão visto no canal Discovery, as circunstâncias em que por vezes trabalham os pescadores no mar de Bering, no Alasca, quando andam à pesca dos caranguejos gigantes, enfrentando vagas de 12 a 15 metros, ventos de mais de 120 Km/h e têm de trabalhar por vezes em turnos de mais de 20 horas.
Quando abre a época de pesca ao caranguejo real em Novembro, na costa oeste dos Estados Unidos, na chamada West Coast Dungeness, as condições de trabalho dos pescadores ainda são piores, se possível!!!
Mas, segundo as estatísticas, onde os pescadores tem maior índice de mortes, é na pesca de vieiras no chamado George Bank, nos Estados Unidos.
De qualquer modo, acreditamos dada a dureza das condições de vida dos pescadores portugueses e as debilidades da nossa frota pesqueira, em nada ficarão a dever em termos de capacidade de sobrevivência.



Sem comentários: