Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

   EMIGRAR É DE CERTO MODO….DESISTIR   

CONSELHOS DOLOROSOS, 
PARA UMA MEDITAÇÃO NECESSÁRIA
De um camarada, recebemos um texto intitulado “Conselho aos Filhos de Portugal… (muito duro de roer)…”.
Ele próprio esclareceu que o texto é de um emigrante, anónimo, no sentido de instigar a juventude portuguesa, a procurar na emigração a solução para o problema da sobrevivência, talvez porque no seu caso a emigração foi fácil e uma solução que considerou como justa.
Esta opção, que já em tempos nos foi sugerida pelo próprio primeiro-ministro Passos Coelho, reflete politicamente a mentalidade economicista neoliberal, na versão portuguesa, de levar à prática mais facilmente, a americanizada “teoria da sociedade dos dois décimos”.
Para quem não saiba os princípios em que essa teoria se fundamenta, pode ir ao cabeçalho deste Blogue, clicar no link que lá se encontra a seguir a “PREVISÃO CAPITALISTA” e saltar directamente para esse documento.
Curiosamente, foi o conhecimento que na altura tivemos desse documento, que nos arrastou para criar este Blogue, pensando colaborar sempre que possível na sua denúncia.
A importância que atribuímos aos conteúdos e filosofia que condensam na prática, os princípios que norteiam essa elitista teoria, justificaram-se plenamente, pois para infelicidade de todos os trabalhadores por conta de outrem, a evolução mundial da economia, seguiu religiosamente os princípios aí definidos.
Portugal é verdadeiramente um “case study”, dessa tendência económica/financeira.
Resumidamente, trata-se de uma teoria neo-liberal corporizando as teses dos “neocons” dos Estados Unidos, que consideram que 2/10 da população satisfazem todas as necessidades da humanidade, reservando para os outros 8/10, entreterem-se com o trabalho voluntário, futebol, telenovelas, limpeza de ruas e outros trabalhos desse tipo, pouco remunerados, actividades sociais que segundo referem, preenchem o tempo e servem para dar a sensação de alguma dignidade a essas pessoas.
Perante dificuldades com que nos debatemos presentemente, perante a previsível evolução para pior da Europa em particular e do mundo em geral, emigrar é uma solução precária e devemos resistir a essa tentação.
É aqui, em Portugal, que devemos lutar pela procura de uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais humana, mais solidária; por uma moralizada distribuição dos rendimentos do trabalho, como solução óbvia para o desenvolvimento da economia e estabilização das famílias.
Este é o nosso país!!!
Foi aqui que nascemos!!!
É aqui que temos o direito natural de viver!!!
Se alguém nos está a tentar roubar esse direito, há que lutar até onde as forças o permitirem, para repor a Natureza das coisas, tal como a consciência, a dignidade e a moral exige, a todo o ser humano.
Nada do que se diz no texto que nos enviaram, é novidade.
Nada do que ali lemos é exagerado, ou falta à verdade!
Mas por isso mesmo, a assustadora dimensão da descrição das malfeitorias a que estão sujeitos os jovens portugueses (e não só….dizemos nós!) para quem são especificamente dirigidos todas as justificações e conselhos para emigrarem, só como conceito de sobrevivência, tornam lógica essa solução.
Não podemos deixar de equacionar que se grande parte da nossa juventude abandonasse o país, as condições de luta e sobrevivência da população em geral, seriam muito agravadas e grande parte das classes médias e sobretudo das classes médias baixas, estariam envolvidas nessa tragédia em condições muito mais difíceis, porque a sua maioria está muito condicionada, senão interdita de emigrar.   
Na maioria dos casos, apesar das angústias e ameaças que sobre todos eles impendem, o facto de a crise estar generalizada não só na Europa, como em muitas outras partes do mundo, faz com que o factor idade e não só, potencie as dificuldades na emigração.
Só em última análise, sair do país de origem seria uma solução.
Há que lutar para que esse drama acrescido não se generalize, até porque, emigrar é no fundo desistir, é abandonar a luta é responsabilizar exclusivamente os que ficam, pela  melhoria do futuro do seu próprio país.
Emigrar é por natureza uma “não” solução.
Meditemos no conjunto de argumentos que constitui este texto na sua globalidade, e consideremos antes a necessidade de intensificar as lutas, para que todos nós que nascemos neste torrão abençoado pela Natureza, tenhamos as condições justas e necessárias para aqui, em Portugal, construirmos a nossa FELICIDADE.
Depois desta introdução, que em consciência sentimos necessidade de expressar o nosso ponto de vista, vejamos então a inexorável análise que é feita à situação da juventude portuguesa, no texto que nos foi enviado e como já esclarecemos, foi escrito por um emigrante.

SE ÉS UM JOVEM PORTUGUÊS, ATRAVESSA A FRONTEIRA DO TEU PAÍS E PARTE DESTEMIDO NA PROCURA DE UM FUTURO…COM FUTURO!!!
Porque no teu País
A Educação é como uma licenciatura tirada sem mérito e sem trabalho, arquitectada por amigos docentes e abençoada numa manhã dominical
Porque no teu País
É mais importante a estatística dos números que a competência científica dos alunos. O que interessa é encher as universidades, nem que seja de burros
Porque no teu País
A corrupção faz parte do jogo onde os jogadores e os árbitros são carne do mesmo osso e partilham o mesmo tempero
Porque no teu País
A justiça é ela própria uma injustiça porque serve quem é rico e influente com leis democraticamente pobres
Porque no teu País
As prisões não são para os ladrões ricos, porque os ricos não são ladrões, já que um desvio é diferente de um roubo 
Porque no teu País
A Saúde é uma doença crónica onde, quem pouco tem é sempre colocado na coluna da despesa
Porque no teu País
Se paga a quem nada faz e se taxa a quem pouco aufere
Porque no teu País
A incompetência política é definida como coragem patriótica
Porque no teu País
 O mar apenas serve para tomar banho e pescar sardinhas
Porque no teu País
Um autarca condenado à prisão pela justiça pode continuar em funções em liberdade passeando e assobiando de mãos nos bolsos
Porque no teu País
Os manuais escolares são pagos enquanto a frota automóvel dos políticos é topo de gama
Porque no teu País
Há reformas de duzentos euros e acumulação de reformas de milhares deles
Porque no teu País
A universidade pública deixou cair a exigência e as licenciaturas na privada tiram-se ao ritmo das chorudas mensalidades
Porque no teu País
Os governantes, na sua esmagadora maioria apenas possuem experiência partidária que os conduz pelas veredas do "sim ao chefe"
Porque no teu País
O que é falso, é dito como verdade, sob Palavra de Honra! São votos ganhos numa eleição.
Porque no teu País
As falências são uma normalidade, o desemprego é galopante, a criminalidade assusta, o limiar da pobreza é gritante e a venda de Porsche e Ferrari... aumenta
Porque no teu País
Há esquadras da polícia em tal estado onde os agentes se servem da casa de banho dos cafés mais próximos
Porque no teu País
Se oferecem computadores nas escolas apenas para compor as estatísticas do saber "faz de conta" em banda larga
Porque no teu País
Se os teus pais não forem ricos por mais que faças e labutes pouco vales sem um cartão partidário
Porque no teu País
Os governantes não taxam os bancos porque, quando saírem do governo serão eles que os empregam
Porque no teu País
És apenas mais um número onde o Primeiro-Ministro se chama Alice que vive no País das Maravilhas mesmo ao lado do teu.
Foge!
E não olhes para trás!"

 

 


 

1 comentário:

Rogério G.V. Pereira disse...

Emigrar é EM QUALQUER CASO desistir...

(vale a análise)