Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012



BOAS FESTAS 
E MAIS QUALQUER COISA!!!


O meu cunhado, o pintor João Vieira, homem de esquerda, falecido em 2009, buscava a expressão dos sentimentos e emoções pintando com letras, porque segundo ele “queria fazer poemas com pintura”.
Fazia isso na variação da cor, dos tons, das texturas e formas decorativas, normalmente cheias de vivacidade, que muitas vezes me fazia lembrar a alegria vibrante da palete de Paul Klee.
Numa das suas últimas exposições, um dos quadros que mais me impressionou, pela carga trágica de pessimismo que transmitia, em contradição com a vivacidade que lhe era habitual, tinha uma composição quase exclusivamente em tons de preto e cinzento, com uma larga pincelada de vermelho vivo, atravessando a zona central, como se de uma ferida invisível jorrasse um rio de sangue.
Por coincidência, esse quadro foi adquirido por um sobrinho meu, que lhe serviu agora da reprodução, para enviar como desejo de Boas-Festas e Prosperidades no Novo Ano.
Ao recebê-lo, relembrei essa sensação de pungente angústia, que me tinha transmitido quando vi o quadro, na referida exposição e não pude deixar de relacionar, como uma profética visão do artista.
Foi como se ele tivesse percecionado o sofrimento que estava reservado à maioria da sua gente, poucos anos depois.
Aquela forma triste e sombria e o vermelho que a atravessava, eram as cores do caos, do sofrimento e do desespero.
Embora seja dessa forma que persinto o ano que se aproxima, não quero deixar de enviar a todos os meus amigos e camaradas uma mensagem de coragem, para a luta que será necessária fazer, para reverter o futuro, que a canalha que nos governa nos prepara.
E plagiando o meu querido sobrinho, faço dele os mesmos desejos, para todos os meus camaradas e amigos, através da reprodução desse sombrio quadro do pintor João Vieira, como expressão dos sentimentos e emoções, que a grave situação política que enfrentamos nos inspira.

O MELHOR ANO NOVO POSSÍVEL, 
É O QUE SINCERAMENTE VOS DESEJAMOS.

Sem comentários: