Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 16 de maio de 2013


      TSUNAMI DE 2011, NO JAPÃO    

Como todos tivemos conhecimento, em Junho de 2011, houve um terramoto no Japão, a que se seguiu um Tsunami que arrasou tudo por onde passou, fazendo milhares e milhares de vítimas estando na origem da  destruição das centrais nucleares de Fukushima, cujas consequências se irão sentir por algumas gerações.
Na ocasião publicámos alguns vídeos e fotografias desses trágicos acontecimentos.
Hoje, chegaram ao nosso conhecimento mais uns quantos, que contêm imagens tão sugestivas, que não deixaremos de as dar a conhecer, na medida em que ilustram de forma particularmente trágica, o drama de um condutor que fazia calmamente o seu trajeto.
Ele pára, certamente porque sente o tremor de terra e passados poucos momentos, sem ter a noção ainda da dimensão da tragédia, repara certamente estupefacto, que no fim da rua, começam a aparecere uma quantidade de carros, em marcha atrás, reparando pouco depois que estão a ser empurrados por uma enxurrada de água.
Quando a subida inopinada das águas, aparecem por detrás do carro, deve-se ter apercebido que a única coisa que tem a fazer, é fugir. Ainda tenta voltar atrás porque na precipitação da fuga, deixou a porta do carro aberta, mas rápidamente percebe que embora não a tenha conseguido fechar, isso deixa de ser importante porque segundos depois ele vai se tragado por uma vaga de negras águas revoltas.
Apelamos à vossa imaginação, para por momentos, se colocarem na pele daquele condutor.
Imagine-se calmamente a dar um passeio e de repente, no fim da rua por onde vai, sem perceber muito bem o que se passa, vê uma quantidade de carros a andar em marcha atrás.
Quando descortina que afinal estão a ser empurrados por uma enxurrada de água, ela também já o atinge por trás. Percebe então que só lhe resta fugir. O carro que se lixe e se você se preocupasse com o facto da porta ter ficado aberta, era caso para ser condecorado no próximo dia 10 de Junho, dia de Camões e das comunidades, até porque, por muito menos do que isso, há imensas medalhas e fitas a decorar o peito de muitos portuguesinhos de gema.
O Soares adorava enfeitar a malta e o Cavacal presidente, delira fazê-lo, a propósito de tudo e de nada!!!
O segundo vídeo, tem imagens mais globais e dramáticas de todo o fenómeno, mas o seu interesse, quanto a nós, reside no facto de nos ter parecido que se reconhecer o sítio, onde o condutor que aparece no 1º vídeo, é surpreendido pelo tsunami.



Sem comentários: