Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CENTENÁRIO DE ALVARO CUNHAL
SESSÃO DE LANÇAMENTO DA FOTOBIOGRAFIA 
                     DE ÁLVARO CUNHAL
 
O vídeo que documenta a intervenção de Jerónimo de Sousa na sessão de lançamento da fotobiografia tem um preâmbulo onde se afirma:
“O que transparece nesta fotobiografia é a força das convicções e do ideal de Álvaro Cunhal”
Ao ouvirmos Jerónimo de Sousa, não podemos deixar de acrescentar:
O que também transparece nesta apresentação, é a profunda emoção de Jerónimo de Sousa ao falar de um homem que foi uma das mais extraordinárias figuras do século e que representa para si, tal como para os militantes do PCP, um exemplo de coerência, espirito de missão e humanismo e se transformou no exemplar repositório de todas as virtualidades, que um comunista pode ambicionar.
Álvaro Cunhal deixou uma pesada herança, que obriga a todos os comunistas e homens de bem, a reflectirem e estarem atentos e vigilantes, às ameaças e golpes de um Capitalismo despótico, que tudo fará para manter os seus desumanos privilégios.  
Num mundo cada vez mais carente de valores, onde a solidariedade se disfarça de caridade, a dignidade dá lugar à subserviência e a honra se troca por um prato de lentilhas, transformou-se numa enorme responsabilidade, manter e concretizar objectivos e ideais, a que Álvaro Cunhal de forma total e desprendida, dedicou a sua vida.
Faz muita falta Álvaro Cunhal, mas essa terrível saudade, é compensada pelos que continuando a sua luta, tomando-o como exemplo e referência, saberão ultrapassar todas as dificuldades que se apresentem ao ideário do Partido Comunista Português, reforçado e inspirado, na maravilhosa semente por ele deixada. 
Álvaro Cunhal deu aos valores que os comunistas defendem e à verdade da luta que travam, a consistência inalterável da liberdade e do direito à felicidade. 
Denegrir, difamar, ou tentar demover os comunistas dessa luta, é o mesmo que esperar que por muito que se agite o azeite em água, se espere que ele não venha ao de cima.
A última referência que se pode fazer aos adversários e inimigos dos comunistas, é que memória e o exemplo de Álvaro Cunhal estará sempre presente na sua luta, independentemente da maior ou menor dificuldade que ela apresente.
É inabalável a certeza de que a vitória final será sua e que mais cedo do que tarde, se verá o fim da exploração do homem pelo homem.


Sem comentários: