Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 26 de maio de 2011

É FARTAR VILANAGEM!!!

RELATÓRIO DA CMVM – COMISSÃO DO
MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS


20 ADMINISTRADORES OCUPAM MAIS DE MIL LUGARES DE ADMINISTRAÇÃO

20 administradores das empresas cotadas na bolsa que conseguem ter, entre eles, 1.000 cargos em mais de 30 empresas e ganhar uma média de 297 mil euros por ano em cada cargo?





.
.
.
EXTRACTO DO RELATÓRIO ANUAL DA COMISSÃO DO
MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CMVM)


Sobre o Governo das Sociedades Cotadas em Portugal
"Cerca de 20 administradores acumulavam funções em 30 ou mais empresas distintas, ocupando, em conjunto, mais de mil lugares de administração, entre eles os das sociedades cotadas".
O caso mais extremo refere-se a um administrador que pertencia aos órgãos de administração de 62 empresas.
75% dos 426 administradores desempenhavam funções de administração em mais de uma empresa.
Por cada um destes lugares recebiam, em média, 297 mil euros por ano, ou, no caso de serem administradores executivos, 513 mil euros.
O valor máximo registado para a remuneração média paga a este tipo de administradores foi de 2,5 mil milhões de euros e o valor médio mínimo foi de 49 mil euros.
Além dos salários elevados, cerca de um em cada quatro administradores recebeu parte da sua remuneração, proveniente de outra empresa do respectivo grupo.
A instituição tece ainda críticas à falta de independência dos auditores, já que, em média, entre as empresas integrantes do PSI 20, apenas 51,6% das remunerações pagas aos auditores se referem a serviços de auditoria.
"Estes valores significam que as empresas de maior dimensão e liquidez contratam às auditoras externas um volume muito relevante de outros serviços (incluindo de fiscalidade), o que poderá colocar em causa a sua independência e originar importantes conflitos de interesse na prestação de tais serviços, os quais evidentemente poderão (e tenderão) a ser resolvidos de forma contrária às conveniências dos accionistas"

Sem comentários: