Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 27 de maio de 2011

UMA HISTÓRIA DE VIDA

CORRESPONDÊNCIA ENTRE DOIS AMIGOS QUE AVALIAM A VIDA DE PERSPECTIVAS DIFERENTES.

UM AMIGO ESCREVIA-ME À DIAS E DIZIA A PÁGINAS TANTAS:

Há uma diferença entre nós: Tu lutaste e lutas com o objectivo quase inatingível, pelo seu ideal de vida em sociedade.
Eu por meu lado, já não acredito nem em milagres. Enquanto houver nem que seja só dois homens, sobreviventes neste
Planeta, matar-se-ão um ao outro.
O homem é animal predador. Até ao nível do nosso dia-a-dia se verifica isso. Se há coisas que separam as pessoas, é o
poder, o dinheiro, mais até que as convicções e lutas de cada um.
Lamento, até gosto de ouvir alguns dos teus camaradas, nomeadamente o líder do teu partido, aliás o único líder actualmente que me parece honesto.
Nesta altura, sem independência e sem estruturas, confiantes e enfermas, aqui e por essa Europa, pelo mundo, pouco há a fazer.
Quanto a mim, isto assemelha-se a um estado terminal, que a natureza também ela adversa, parece encarregar-se de limpar gradualmente.
Pena que passemos por este mundo maravilhoso deste modo, mas enfim, está em nós modificar atitudes, viver com o que a vida nos dá, respeitarmos a natureza e uns aos outros.
Nos mais novos tenho alguma esperança, que não cometam os crimes dos pais e dos avós.
Pode ser, que um dia…. quem sabe?.....

ESTE É UM PONTO DE VISTA BASTANTE VULGAR, COM QUE NÃO CONCORDO E QUE MERECEU DA MINHA PARTE A SEGUINTE RESPOSTA:

É muito estimulante poder trocar com uma pessoa lúcida como tu, argumentos que fundamentam a razão da existência do homem sobre a terra.
É neste tipo de diálogo que nos vamos aproximando do divino.
Repara, o ser humano tem do ponto de vista histórico-civilizacional muito poucos anos.
A comparação feita pelos estatísticos, dá numa imagem figurada, desde que o homem adquiriu a sua identidade até á pré-história por exemplo 1.000 anos.
Pois bem, daí até hoje medeiam 2 a 3 segundos.
Esse é que é o problema. O homem ainda não se conseguiu libertar de muitos dos seus instintos primários, e a organização social não ultrapassou a tendência de explorar o próximo, na medida em que esta faculta, através de uma hierarquização, obter garantias de um maior conforto e segurança.
Um primeiro indício de que as coisas estão a mudar, manifesta-se na difusão cultural.
Tendo em conta que os recolectores nossos antepassados naturalmente eram naturalmente auto-convencidos da origem divina dos fenómenos naturais, como por exemplo o nascer e pôr do sol, as trovoadas, tempestades, nevões, vulcões etc.
A religião apoderou-se dessa realidade, para em seu proveito criar uma classe que assumiu um papel tão importante, que teve a seu cargo durante séculos administrar as superstições, adequando-as a cada nível do patamar civilizacional.
Calcula tu, como estamos ainda atrasados, que gente normal, culta, inteligente, intelectualmente evoluída, aceitam por exemplo que seja feito santo um papa, porque uma freira disse que tinha Parkinson e acordou curada.
Mais significativo foi o caso da tua avó, que tinha cavernas nos pulmões devido á tuberculose e em poucos dias a dita Nossa Senhora de Fátima fez o "milagre" de a curar.
Explicação….não tenho, mas sei que um dia ela será dada pela ciência e nada terá de divino, se considerarmos que a força interior não é coisa divina..
Há forças, energias que ainda não são do nosso conhecimento científico. É por ai que iria o Sherlok Holmes e o seu impagável Watson ou Dupont e Dupond, para justificar o fenómeno.
A electricidade sempre existiu, mas só há bem pouco se tornou fenómeno familiar e totalmente identificado.
No aspecto material, a sobrevivência foi mais complicada.
Quando a humanidade se começou a organizar em família, o clã, a tribo, etnia, etc., a organização e distribuição das tarefas foi-se racionalizando e a experiência dos velhos, o seu índice de conhecimento e experiência, era determinante para a evolução civilizacional.
A complicação das tarefas, exigiu a especialização e destas nasceram os diferentes graus e classes da sociedade.
Da realização do trabalho á organização da sociedade actual, nasceram dois tipos de actividade, que de forma sucinta podemos resumir em: trabalho/produção e política/administração.
Se bem reparares, é isto que explica a origem da luta de classes e ainda hoje assim funciona.
É a partir daí que simbolicamente se discute o que é de Esquerda ou de Direita.
Repara que se pode diferenciar os interesses da Esquerda, como os interesses dos trabalhadores e da produção.
A Direita diz respeito aos interesses do capital ou seja o que resulta da exploração do trabalho ou dos seus resultados e da manipulação do dinheiro e do código fiduciário.
Procurei descrever toda a evolução da sociedade e o processo das relações de produção, em pouco mais de uma dúzia de linhas, mas para te significar fundamentalmente, que estamos ainda muito atrasados na evolução da humanidade.
Temos a nosso favor a sabedoria de experiência feito, que garante a evolução ser imparável e daí o grande orgulho que sinto em ter tido a oportunidade de me colocar na trincheira certa, independentemente dos sacrifícios que tal exige.
A Grande Revolução de Outubro, tal como a igualdade apregoada por Jesus, ou praticada na Comuna de Paris, são cada uma por si, a referências e a luz que ilumina o caminho do futuro.
Por outro lado é principalmente a dialéctica da Natureza, que delimita uma alternativa ao homem; ou respeita-a, ou desaparece da face da terra.
Nós comunistas, procuramos aperfeiçoar-nos nos comportamentos, nos objectivos, nos incentivos á investigação, experimentação e evolução, em todos os campos, em estar de acordo com a natureza das coisas e proporcionar o equilibro nas relações humanas, em coerência com essa dialéctica da Natureza.
O primeiro passo lúcido, é lutar contra a exploração do homem pelo homem e o resto vem por acréscimo e lucidez da inteligência, cimentada na cultura e na ciência.
A forma como os donos dos vários poderes têm controlado as populações, faz com que nós comunistas, porque assim pensamos e agimos, sejamos o inimigo público a abater.
A História mostra que o maior martirológio da humanidade é o dos comunistas.
Milhões e milhões têm sido presos, torturados e mortos, porque exigem e lutam por uma comunidade onde todos tenham os mesmos direitos e oportunidades e que o ser humano caminhe para uma sociedade depois de proporcionar a cada um segundo o que produz, possa dar a cada um segundo as suas necessidades.
Esperemos que o patamar mais avançado da civilização continue a permitir que a livre circulação e discussão das ideias, faça parte do nosso quotidiano.
Mas repara há quanto tempo é assim????
Muito poucos anos, atrever-me-ia a dizer poucos meses, (se pensarmos nos que se está a passar no mundo árabe), tantos quando a debacle dos Estados Unidos obrigou o Capital e os autocratas a remeterem-se á defesa.
Pensa nisto e gostaria que encontrasses aqui propostas de reflexão, que muitas pessoas como tu, talvez nunca tenham tido oportunidade de desenvolver.
Não subestimes a forma científica como têm sido manipuladas as populações.
Se não estivermos atentos, facilmente cederemos às tentações e estímulos que nos chegam de todo o lado e por todos os meios.
Nem se dá por isso, tal a unanimidade das fontes que educam o nosso comportamento e os valores que nos obrigam a aceitar as regras, de forma aparentemente intuitiva.
Analisa as origens das tuas convicções, à luz da tua consciência e da tua cultura e se puderes vai à origem das coisas.
Tenho a certeza que se o fizeres, vais entender-me facilmente.

ESTA MENSAGEM É PARA TI, ELEITOR QUE NO DIA 5 DE JUNHO TENCIONAS.…(OU NÃO!!)… EXERCER O TEU DIREITO DEVOTO!!!

REFLETE…E FAZ A TUA PEQUENA PARTE PARA MELHORAR O MUNDO

É UMA OBRIGAÇÃO QUE TENS….PORQUE PENSAS….PORQUE SENTES ….PORQUE VIVES!!!!

Sem comentários: