Mensagem

Mensagem

terça-feira, 31 de maio de 2011

PORTO…CUM CARAGO!!!

Para complementar um lindíssimo “power point” sobre as pontes do Rio Douro, encontramos um pequeno texto da Agência de Turismo “Douro”, que nos conta um pouco da História das pontes sobre o Rio Douro e como achamos que do ponto de vista cultural, pode ter muito interesse, achamos por bem reproduzi-lo na integra.

“A necessidade de haver uma travessia permanente entre as duas margens do Douro para circulação de pessoas e mercadorias, levou à construção da Ponte das Barcas em 1806. Antes a travessia do rio fazia-se com recursos a barcos, jangadas, barcaças ou batelões.
A Ponte das Barcas era constituída por 20 barcas ligadas por cabos de aço e podia abrir em duas partes para dar passagem ao tráfego fluvial.
O aumento do tráfego exigiu a construção de uma ponte permanente o que levou à construção da Ponte Pênsil em 1843, desmantelada anos mais tarde após a abertura da Ponte Luís I em 1886, a ponte mais antiga da cidade que permanece em actividade.
A Ponte Maria Pia, construída entre Janeiro de 1876 e 4 de Novembro de 1877 pela empresa de Gustave Eiffel, foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do Douro.
Dotada de uma só linha, o que obrigava à passagem de uma composição de cada vez, a uma velocidade que não podia ultrapassar os 20 km/h e com cargas limitadas, no último quartel do século XX tornou-se evidente que a ponte já não respondia de forma satisfatória às necessidades.
O que levou a que fosse desactivada e substituída pela Ponte de São João em 1991.
A Ponte da Arrábida tinha à data da construção o maior arco do mundo em betão armado.
Apesar da construção da Ponte do Freixo, mais a montante, a Ponte de Arrábida continua a ser a principal ligação entre a cidade do Porto e a margem sul do Douro.
Das pontes que ligam o Porto a Vila Nova de Gaia, a Ponte do Freixo é a que está mais a montante do rio. Foi construída na tentativa de minimizar os congestionamentos ao trânsito automóvel vividos nas Pontes da Arrábida e de D. uís, particularmente notórios desde finais da década de 1980.
Trata-se, na verdade, de duas pontes construídas lado a lado e afastadas 10 cm uma da outra. É uma ponte rodoviária com oito vias de trânsito (quatro em cada sentido).
A Ponte do Infante, baptizada em honra do Portuense Infante D. Henrique, é a mais recente que liga Porto e Gaia.
Foi construída para substituir o tabuleiro superior da Ponte Dom Luís, entretanto convertida para uso do Metro do Porto.”
Foi construída pouco a montante da Ponte de Dom Luís, em plena zona histórica, ligando o bairro das Fontainhas (Porto) à Serra do Pilar.


NESTE LINK

Sem comentários: