Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 19 de maio de 2011

JOSÉ SARAMAGO

QUANTA SAUDADE!!!


Se o ouvirmos com a atenção que merece, ficaremos mais sábios


NESTE LINK


ESTE JARDIM

Á BEIRA MAR PLANTADO!!!


Na sequência de uma série de entrevistas no programa da manhã da RTP, a propósito do jogo de futebol entre o Braga e o Porto, foram feitas uma série de entrevistas, entre as quais uma enfermeira portuguesa que se encontra a trabalhar na Irlanda.
O relato que fez sobre o serviço de saúde irlandês, o seu elevadíssimo nível, a dignidade, a disciplina e o respeito com que todo o pessoal é tratado e que se torna extensivo aos doentes sem excepções, sendo num país que como sabemos está numa profunda crise, fez-me pensar que a natureza das coisa em Portugal não depende dos problemas da economia, nem certamente de uma mentalidade retrógrada que esteja impregnada no nosso ADN, como muitos querem justificar.
A natureza das coisas neste caso, temos de ir busca-la:

- À profunda e sistemática manipulação a que o povo é sujeito há gerações
-À exploração a que as classes dominantes submetem os trabalhadores
-Ao controle ou repressão de qualquer capacidade reivindicativa, umas vezes camuflada outras evidente
-À utilização da televisão, cujas mensagens entram na casa de cada um sem pedir licença e servem á maravilha para moldar a mentalidade dos distraídos (Veja-se o caso das telenovelas e dos ditos “reality show”)
-À pressão conservadora da religião
-Ao ilusionismo da caridade como alternativa á solidariedade
-À absorção permanente de mensagens que diminuem o sentido crítico
-Ao estimulo do culto virtual do desporto (futebol, 3 jornais diários e suplementos em todos os outros), como alternativa à discussão dos problemas nacionais
-Ao fomento da aparente semelhança dos políticos na defesa de interesses igualmente escusos
-No engodo do trabalho voluntário para solução de muitos problemas
-Na escolha manipulada de uma cáfila de políticos obscenos, que utilizam a política como arma de manutenção de privilégios e defesa das classes dominantes.

A realidade é de tal maneira adulterada, que sob a capa da “CRISE” os trabalhadores, os reformados, os desempregados, os pobres e os pouco mais do que pobres, vão ter de aceitar pagar 30.000 milhões de euros de juros, para darem à Banca e aos banqueiros 12.000 + 36.000 milhões de euros de mão beijada, limpos, livre de impostos, só faltando serem benzidos e entregues ao som de uma grande orquestra.

Decididamente... temos que ir á bruxa!!!

Hoje, embora com mais elevados níveis de cultura, a lógica da manipulação dos meios de informação é tão cientificamente tratada pelo capitalismo, que sem o povo se aperceber.... aceita tudo!!!
Embora discordando!!!

Sem comentários: