Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 2 de maio de 2011

DANIEL ELLSBERG

PREDECESSOR DE JULIAN DASSANGE E DO WIKILEAKS


Em 1971, Daniel Ellsberg era ex-analista militar norte-americano, empregado pela RAND Corporation que posteriormente se tornou funcionário do Pentágono durante os governos Kennedy, Johnson e Nixon.
Os gravíssimos problemas de consciência que lhe foram colocados, pelo conhecimento que tinha das mentiras que estes presidentes e seus secretários de estado e de defesa propagavam, a propósito da guerra do Vietnam, levou-o a revelar ao “The New York Times”, documentos secretos do Departamento de Defesa, que continham detalhes sobre como o povo norte-americano tinha sido enganado pelo seu próprio governo.
Esses documentos diziam respeito não só em relação ás atividades das Forças Armadas dos Estados Unidos no Vietnam, como nas falsas razões invocadas, para iniciar aquela guerra, que custou a vida a milhares de americanos e deixou estropiados outros tantas centenas de milhar.
Devido a essas actividades, foi considerado “O Homem mais perigoso da América", por Henry Kissinger, conselheiro de segurança do presidente Richard Nixon, o que não evitou que fosse em consequência das suas denúncias, que levaram ao célebre escândalo de Watergate e á consequente queda do presidente Nixon.
A sua coragem custou-lhe a condenação a 15 anos na cadeia, sob a acusação de conspiração e espionagem.
No entanto, sob influência e acção “The New York Times”que levou o caso à Corte Suprema, esta decidiu pela criação uma emenda constitucional sobre a liberdade de imprensa, em consequência da qual foi absolvido.

CURIOSAMENTE DANIEL ELLSBERG CONSIDERA QUE É JULES DASSANGE DO WIKILEAKS O NOVO “HOMEM MAIS PERIGOSO DA AMÉRICA”

NOTA-
Chamamos a atenção que para ter as legendas em Português, é necessário clicar num pequeno rectângulo vermelho com as letras CC, em combinação com o que está ao lado (igualmente vermelho e sem letras) e que se encontram na parte de baixo da imagem e só aparecem quando se clica para começar .


Sem comentários: