Mensagem

Mensagem

terça-feira, 10 de junho de 2014


      MAPA MUNDO  INTERACTIVO       

 Eis um mapa mundo, digital, interativo, atualizado e muito interessante, que é uma ferramenta ótima para quem precisa de uma pesquisa rápida sobre temas como indicadores sociais, história, economia e meio ambiente.
Criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apresentando gráficos, fotos e dados estatísticos, sobre economia, planeamento, meio ambiente, história, entre outros.
Para além dos dados que pode obter imediatamente que constam em título na parte superior do mapa, encontra igualmente na parte superior, onde diz: “Escolha um item para pesquisa”, uma serie de dados muito interessantes, entre os quais, um resumo da história de cada país, julgamos muito actualizada, na medida em que nos paises que pesquisamos, assim acontecia.
Estão listadas no mapa todas as 192 nações reconhecidas pela ONU.
Todos os dados são de fontes oficiais.
Os textos estão em português, inglês e espanhol. Para acessar aos dados, basta clicar sobre o país que lhe interessa.
Pessoalmente achámos muito curioso confrontar alguns dos outro dados e concluimos que:   
Portugal tem 115,39 telemóveis por cada 100 habitantes, uma média que é mais ou menos igual a Espanha  com 113,22, tal como a generalidade dos países do Norte de África. Um dos mais fraquinhos, ou seja menos “ricos” é a França com 94,79..A  Inglaterra, Alemanha andam pelos 130, a Itália abusa 157,93 e a Arábia Saudita ….Allah Akbar…191,24 e alguns em ouro e cobertos de pedras preciosas, digo eu….porque já vi!!!.
Os PIB’s  per capita não nos interessaram muito , porque é como a história do frango. Há um frango para dois, um come tudo e o outro não come nada, conclusão nos Frangos per capita…1/2 a cada um.
Nos indicadores sociais
Dada a maneira escandalosa como recentemente foi tratada a embaixadora de Cuba, envolvendo a ajuda que nos estão a dar os médicos cubanos, fui comparar alguns dados dos indicadores sociais e deparei com números muito interessantes
Esperança de vida: Cuba 79,3 – EUA – 78,7
População sub-nutrida: Cuba menos de 5% - EUA menos de 5%
Taxa de alfabetização: Cuba  99,8 – EUA Não disponível (se calhar não convém dizer!)
Taxa bruta de matrícula no ensino: Cuba 96% - EUA 98%

Sem comentários: