Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Á DESCOBERTA DA CHINA

A China constitui ainda hoje uma grande e misteriosa nação, com um desenvolvimento económico incrível, referenciado a espaços, nos média.
Aos poucos vamos percebendo que as imagens que tínhamos de um país pobre, subdesenvolvido, onde morriam anualmente dezenas de milhões de pessoas á fome, derivado às secas, ou nas cheias do Yang-Tsé.
Hoje sabemos que a sua subida do nível de vida se situa muito acima dos 10% e se tornaram uma potência mundial absolutamente determinante no futuro da humanidade.
No entanto a dependência em que está da economia americana e nomeadamente do dólar, tem-lhe criado problemas económicos, de que se está a tentar libertar, transformando as suas gigantescas reservas financeiras de dólares, por um lado em ouro, aplicações externas, obrigações do tesouro americano e por outro, diversificando os pagamentos dos seus enormes “superavit´s” da balança de pagamentos, num cabaz de moedas bastante diversificado, onde o euro tem uma presença importante.
É no sentido de nos irmos identificando mais, com a China, com o seu povo e a sua paisagem, que publicamos hoje um ”power point” com imagens maravilhosas dessa nova e maravilhosa China, por enquanto pouco conhecida .

Sem comentários: