Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ÚLTIMA FRONTEIRA DA CIÊNCIA?

A DESCOBERTA E INVESTIGAÇÃO DO LAGO VOSTOK

O Lago Vostok é uma massa de água sub-glaciar, localizada na Antárctida, por baixo da Estação Vostok, um centro de investigação dirigido pela Rússia.
Calcula-se que a submersão das águas deste lago tenha começado há 30 milhões e terminado há 15 milhões de anos.
As formas de vidas existentes então, eram diferentes das actuais e acredita-se que este período de tempo de isolamento, possa ajudar a perceber melhor a evolução de novas espécies.
As características desses microrganismos permanecem desconhecidas e podem ter implicações importantes, nomeadamente, se forem agentes patogénicos, com capacidade de provocar novas doenças.
Neste local, a camada de gelo antárctico tem uma espessura 4.000 metros.
Os cientistas russos que perfuraram um poço de 3 600 metros de profundidade, encontraram bactérias desconhecidas nas amostras do gelo extraído, daí as cautelas que se revestiram as investigações, para manterem as águas do Lago Vostok, totalmente protegida da atmosfera de qualquer contacto com o exterior e também para não provocar qualquer contaminação.
No fundo do Lago Vostok calcula-se que há lama e detritos orgânicos.
Os cientistas acreditam que poderão encontrar aqui seres nunca vistos.
Este lago e cerca de oitenta outros lagos sub-glaciares semelhantes, já detectados, desconhecidos até há pouco, permanecem como uma das últimas zonas por explorar do planeta Terra.
No desenvolvimento das investigações dos mares sob as calotes glaciares, a NASA, prepara um robot para futuras investigações e possivelmente poderão ser utilizados nas investigações, dessas novas fronteiras pré-históricas.
Para maior desenvolvimento desta matéria clique
AQUI

Sem comentários: